O que faz o brasileiro querer ficar ou deixar uma empresa

Pesquisa com mais de 450 pessoas mostra que 51%% valorizam ambiente saudável no trabalho

Por Adriana Fonseca, Para o Valor

Após a pandemia, 40% dos profissionais entrevistados em uma pesquisa que avaliou a saúde mental dos participantes dizem buscar equilíbrio no trabalho. Dos atributos que mais incentivam os profissionais a ficarem e crescerem com uma empresa, o ambiente saudável e emocionalmente estável é prioridade para 48%. Entre os pesquisados, 51% afirmam que um ambiente saudável facilita o dia a dia de trabalho. Atualmente, 57% valorizam a existência de programas de saúde dentro das corporações para retenção. Quando pensam no “emprego ideal”, 52% esperam benefícios de saúde (plano de saúde, gympass, apoio para saúde, etc). Na prática, 30% das empresas de fato oferecem esse tipo de benefício. Os resultados constam em uma pesquisa inédita aplicada neste mês de setembro em todo o Brasil pela GoAhead, consultoria de educação corporativa e desenvolvimento comportamental. Foram mais de 450 entrevistados. Entre os respondentes, 71% pertencem às gerações X e Y.

Os profissionais brasileiros pesquisados também demonstraram querem aprender e esperam das empresas e de suas lideranças esse suporte. O emprego dos sonhos, para 43% dos respondentes, ofereceria cursos de capacitação e para 42%, a vaga ideal deveria oferecer aprendizado constante. Na prática, apenas 21% dos profissionais dizem que os empregos atuais entregam capacitação e 25% dizem que têm aprendizado constante. Entre os pesquisados, 30% afirmam que seus empregos não estimulam o aprendizado e a superação dos desafios de trabalho com nenhuma atividade.

Em relação à retenção de talentos, a pesquisa mostrou que a licença maternidade estendida é um fator determinante para 32% dos profissionais. Mas não é só para ter filhos que os brasileiros querem mais tempo das empresas. Os tutores de pet também querem mais direitos. Entre os entrevistados, 29% consideram a licença pet (até 10 dias para doenças e tratamentos) outro ponto para retenção. A licença paternidade é importante para 23%. Dias de folga aparecem na lista de atributos para retenção de talentos: 28% querem mais folgas e 23% querem a sexta-feira livre.

“O mundo mudou, e trabalhar nele também, mesmo tendo alguns comportamentos ainda enraizados, os objetivos, anseios e buscas se tornaram mais humanos. Os profissionais brasileiros esperam uma liderança que tenha real impacto nas suas vidas e querem aprender”, diz Tatiana Vidal, CEO da GoAhead. “Oferecer um ambiente favorável a isso é o que vai reter as pessoas”.