94% dos candidatos a vagas de trabalho querem transparência nas seleções, mostra levantamento

Por g1

Levantamento feito pela consultoria de RH Luandre mostra que 94% dos entrevistados consideram importante saber com antecedência a quantidade de etapas na seleção.

A pesquisa ainda aponta que 59% dos entrevistados dizem se sentir pressionados quando a seleção tem mais etapas e 66% acreditam que isso as torna mais injustas.

Mesmo assim, mais de 70% dos entrevistados afirmam que não desistiriam de um processo seletivo mais extenso.

“Fica claro que prezam pela transparência no início do processo seletivo, inclusive para conseguir avaliar e entender sua complexidade e poder programar seu dia a dia de acordo com as diversas fases”, afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.

A consultoria de RH Luandre fez a pesquisa com o total de mil candidatos no período de 8 a 16 de setembro.

Em contrapartida, mesmo que 76% dos candidatos consultados avaliem que até três etapas seja o ideal para um processo seletivo, 42% deles consideram que essa objetividade depende da vaga em questão.

“Os dados demonstram que a palavra-chave é equilíbrio. Por um lado, a maioria afirma que o ideal é ter menos etapas, mas boa parte dos candidatos não vê como problema o processo ser mais extenso, contanto que haja justificativa, seja pela complexidade da vaga ou pelo tipo de perfil do profissional desejado”, explica Gabriela.

A diretora de RH da Luandre opina que essas percepções contribuem para que as empresas definam processos seletivos cada vez mais ágeis e assertivos para contar com o maior número possível de talentos, inclusive em períodos de grande volume de contratações, como Black Friday e Natal, em que processos otimizados são essenciais para conseguir atender a demanda.

“Nessa época do ano, as empresas chegam a dobrar seu quadro de funcionários e contratar um grande volume de profissionais temporários em um curto espaço de tempo, o que se torna um desafio. Nossa orientação é sempre simplificar ao máximo o processo seletivo a fim de que a entrada do candidato seja facilitada e a empresa consiga ter seu quadro completo e preparado para aproveitar ao máximo o aquecimento gerado pelas festividades, obtendo dessa forma os melhores resultados para empresa e contratados, que podem ter a oportunidade da efetivação”, destaca.