Pesquisa revela alto índice de burnout entre brasileiros

Saiba como a rotina de pandemia e pós pandemia tem influenciado o esgotamento por conta de trabalho

Por Adriana Fonseca, Para o Valor

Mais de oito em cada dez brasileiros entrevistados em uma pesquisa recentemente estão com burnout – o esgotamento por trabalho. A conclusão é de um teste resumido, feito com 2.100 pessoas, para avaliação da condição em setembro. Quem aplicou o questionário foi a 121 Labs, empresa que atua como um laboratório de inovação em experiência do consumidor e que promove pesquisas sobre o cenário econômico e social do país, por meio do Hazo.App. A pesquisa teve como objetivo entender a percepção e o comportamento dos brasileiros nos temas qualidade de vida, burnout e estresse em uma amostra representativa para o Brasil, com margem de erro de 2,2%.

Entre os 85% que foram considerados com burnout, 17% têm burnout severo, 36% burnout e 32%, burnout em estado inicial. Outros 13,5% apresentaram “sinais de burnout” e somente 1,32% não tem indícios da condição.

O teste resumido de burnout apresenta 12 questões, como “ao final do dia e da sua rotina, você se sente excessivamente exausto(a)?” e “em relação a sua rotina diária, você se sente que ele te faz se sentir esgotado emocionalmente?”.

Para Renato Mayer, CEO da 121 Labs e coordenador da pesquisa, o número obtido é, sim, muito alto. “Foi feito um teste de burnout, replicamos o mesmo modelo que foi feito em uma pesquisa nos EUA que deu que 52% dos americanos estão em burnout. É um problema mundial, mas o Brasil está em estágio muito maior”, afirma.

Ele comenta que, na pandemia, houve um avanço maior das pessoas dentro do mundo digital e uma sobrecarga de informação ainda maior, o que tem afetado a saúde mental.

“O brasileiro não chegou a sair da crise econômica, mergulhou direto em uma crise sanitária na pandemia e, consequentemente, na piora da economia.”

Além disso, continua Mayer, as empresas têm exigido cada vez mais e oferecido cada vez menos. Segundo a pesquisa 40,5% dizem sentir, diariamente, que o salário é baixo para as atividades executadas, número que sobe para 77% quando se inclui as frequências “algumas vezes por semana” e “algumas vezes por mês”. Além disso, 84% afirmam fazer um grande esforço para realizar as atividades diárias.

Ao mesmo tempo, a autopercepção de saúde do brasileiro é diferente do retrato acima. Entre os pesquisados, 20% dizem que a saúde está excelente, 41%, boa, e 32%, razoável.

Entre os entrevistados, 40% não praticam atividade física regularmente e 30% dizem que fazem, de uma a duas vezes por semana.

Em relação à qualidade do sono, 33% dizem que acordam cansados às vezes ou ocasionalmente. Já 21% dizem acordar sempre cansados.

“Apesar da saúde mental comprometida, a saúde física do brasileiro tem se recuperado no pós pandemia”, diz Mayer. “O brasileiro se conscientizou pela busca de uma melhor saúde, incorporou na rotina e nos seus gastos essenciais o cuidado com a estética, atividade física, alimentação saudável e qualidade sono”, acredita.

Mas, por outro lado, o trabalho ainda tem afetado essa rotina: 40% dizem ter tido dificuldades de manter a atividade física nas últimas quatro semanas em função do trabalho. “O mercado de trabalho ainda precisa evoluir para acompanhar essa tendência do brasileiro de buscar uma melhor qualidade de vida, saúde mental e física.”