Sindeprestem marca presença no Sindimais, maior evento sindical do país

Na última quinta-feira (7), o Sindeprestem esteve presente no Sindimais, o maior evento sindical do país. O evento, além de promover o networking entre os participantes, visa o compartilhamento de boas práticas e a promoção de discussões sobre os desafios e transformações que moldam o mundo do trabalho. 

A edição 2024 apresentou um ambiente favorável para estabelecer novos negócios, permitindo aos participantes explorarem oportunidades de parceria e crescimento para suas instituições.

“O Sindimais 2024 reafirma a importância da união e da inovação nas relações de trabalho. É inspirador ver tantos líderes e profissionais comprometidos com um futuro mais dinâmico e justo para todos os trabalhadores e empregadores”, afirmou o Presidente do Sindeprestem, Vander Morales.

“O evento também foi um espaço para parcerias e soluções que poderão ser aplicadas nos sindicatos e empresas, o que é fundamental para construirmos ambientes de trabalho mais produtivos e saudáveis”, acrescentou Morales. 

Homenagem aos vencedores do Prêmio Sindimais 2024

No Sindimais 2024, a nossa Diretora de Comunicação, Maria Olinda Maran Longuini, foi homenageada, em nome do Sindeprestem, pelo Prêmio Sindimais 2024: Sindicatos Protagonistas da sua própria história.

A homenagem reconheceu o Sindeprestem pelos prêmios “Profissional do Ano no Meio Sindical” (Presidente Vander Morales) e “Estratégias de Comunicação e Marketing”, conquistados anteriormente pelo Sindicato.

Estiveram presentes no palco Antonio Neto (Presidente da CSB e do Sindpd), Maria Angélica (Diretora em Desenvolvimento Humano e Profissional da Actus Assessoria), Vanessa Oliveira (Vice-presidente do Sinduscon-Sul), além de Juliana Vilela (Fundadora do Sindimais) e Héderson Cassimiro (CEO HiGestor).

Com uma programação intensa, o Sindimais 2024 promoveu debates fundamentais sobre inovação e as relações sindicais ao longo de quatro painéis durante o dia do evento. Confira um resumo de cada painel abaixo. 

1º painel

O tema “Liderança Sindical 4.0” abriu o Sindimais com insights poderosos sobre o futuro do sindicalismo. Na ocasião, Sólon Cunha, advogado e professor na FGV, destacou: “Temos que entender as novas gerações. O líder sindical é um gestor de sonhos. Nenhuma IA substituirá a nossa capacidade de gerar relacionamento”.

Já Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR, trouxe à discussão temas urgentes como a jornada de trabalho e a transição justa, destacando os avanços dos últimos anos. Por fim, André Rodrigues, advogado e sócio da Sindicatos Online, reforçou: “O líder 4.0 deve se apropriar da tecnologia para fortalecer as ações em prol das bases sindicais”. Um começo inspirador para repensar a liderança do futuro!

2º painel

No segundo painel, “Desafios e Oportunidades: Estratégias para Enfrentar a Escassez de Mão de Obra e Promover o Cumprimento da Lei de Cotas no Brasil”, Marcus Mello, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, esclareceu alguns pontos sobre a lei atual de inclusão de pessoas PCD’s no mercado de trabalho.

Em sua fala, Adriana Marcolino, Diretora Técnica do Dieese, abordou a dificuldade de efetivar a Lei de Cotas e o impacto da exclusão de grande parte da força de trabalho. “Não podemos ter como estratégia apenas a punição, a aplicação de multas. É preciso uma política de intermediação de mão de obra muito mais estruturada do que temos atualmente”.

3º painel

Na pauta “O Papel da Justiça em Tempos de Mudança: Qual o Limite da Prevalência do Negociado sobre o Legislado?”, o Dr. Guilherme Guimarães Feliciano, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, esclareceu os limites dos direitos que podem ser negociados e aqueles que permanecem inegociáveis, enfatizando a importância do tema atualmente.

Em sua fala, o Dr. Otávio Torres Calvet, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), reforçou que a negociação coletiva deve ser vista como uma alternativa que permite escolhas mais adequadas à realidade dos trabalhadores e empregadores. “Ela é uma autorização para que você possa fazer uma escolha do que é melhor para você,” ressaltou.

4º painel

No último painel, Aguinaldo Ribeiro (Deputado Federal) e Sarina Sazaki Manata (Assessora Jurídica da FecomercioSP) discutiram “A Reforma Tributária e o Impacto na Criação do Emprego Formal”.

“O brasileiro não sabe o quanto paga de imposto. O que buscamos é a simplificação na tributação do país, já que a complexidade traz um grande custo, além da ineficiência”, comentou Ribeiro. Com uma apresentação detalhada, Manata complementou a fala do Deputado, abordando as principais mudanças previstas com o texto atual da Reforma Tributária.

Compartilhe