Saiba quais áreas tiveram maior aumento salarial em 2022

Levantamento conduzido pela consultoria Michael Page revela os cargos que tiveram melhor remuneração neste ano

Por Fernanda Gonçalves, Para o Valor

Uma pesquisa mostrou que, em 2022, sete em cada dez cargos apresentaram aumento salarial acima da inflação. O estudo foi realizado pela Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência, e obtido com exclusividade pelo Valor.

Quanto ganham os fundadores de startups no Brasil
CFOs estão mais preparados para serem CEOs
A vida pós burnout: como fazer a transição de CEO a conselheira

Ao todo, foram entrevistados 20 mil profissionais de todo o Brasil e 903 cargos tiveram suas remunerações analisadas. As posições que tiveram maior aumento salarial foram coordenador de project owner em fintechs (aumento de 55,2% em relação ao ano anterior), analista de sistemas junior (43%) e desenvolvedor na área de https://sindeprestem.com.br/wp-content/uploads/2020/10/internet-cyber-network-3563638-1.jpg (39%).

O levantamento também avaliou as variações salariais de 15 segmentos, sendo que 12 demonstraram aumento na média das remunerações. Fazem parte da lista os setores de seguros, jurídico, saúde, agro, bancário, RH, secretarial, logística, engenharia, TI, financeiro e marketing. Já os salários das áreas de vendas, varejo e imobiliário se mantiveram estáveis de um ano para o outro.

De acordo com Lucas Toledo, diretor executivo do PageGroup (empresa da qual a Michael Page faz parte), os aumentos em determinados cargos aconteceram por uma questão de oferta e demanda, e ele acredita que o cenário continue assim nos próximos meses. “Em alguns mercados, determinadas demandas foram mais fortes. Isso revela uma tendência de posições aquecidas”.

Em contrapartida, alguns cargos apresentaram quedas salariais significativas, como gerente de planejamento financeiro (-23%) e diretor de unidade de negócio do setor de mídia e publicidade (-25%). “Aquelas posições que têm um crescimento abaixo da inflação, normalmente são relacionadas a setores que estão tendo redução do número de empregados ou menor demanda de mercado. Hoje em dia são poucas porque temos uma recuperação pós-pandemia que acabou gerando um volume de vagas”, afirma Toledo.

“Áreas que estão mais relacionadas a serviços de baixa questão tecnológica ou que exigem menos especialização, normalmente sofrem mais em momentos de retração econômica. E, quando os juros sobem, alguns segmentos relacionados ao consumo e à construção civil mais popular tendem a não aquecer tanto, porque dependem diretamente de investimentos”, destaca.

Análise dos cargos por setor e o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Setor Percentual de cargos que tiveram aumento
Seguros 100%
Jurídico 100%
Saúde 100%
Agro 100%
Bancário 94%
RH 86%
Secretarial 84%
Logística 80%
Engenharia 78%
TI 68%
Financeiro 58%
Marketing 48%

Fonte: Estudo de Remuneração Michael Page 2023

Estável

Setor Percentual de cargos que tiveram aumento
Imobiliário 51%
Varejo 39%
Vendas 38%

Fonte: Estudo de Remuneração Michael Page 2023

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/12/16/saiba-quais-areas-tiveram-maior-aumento-salarial-em-2022.ghtml

Compartilhe