Recrutamento Digital: transformando a aquisição de talentos

No cenário atual, onde o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, os recrutadores estão adotando soluções digitais para apoiar a aquisição de talentos. Denis Pennel, Diretor Executivo da Confederação Mundial do Emprego (WEC), em artigo publicado no site da instituição, destaca como a indústria de recrutamento está percebendo o impacto positivo da tecnologia em suas operações.

Segundo Pennel, as soluções digitais oferecem diversas oportunidades para as agências de recrutamento. Automatizar a busca de profissionais com base em critérios específicos, como habilidades, experiência, localização ou formação, torna o processo mais eficiente, liberando os recrutadores para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e interações valiosas com clientes e talentos.

A Inteligência Artificial também entra em cena, fornecendo feedback em tempo real sobre aplicações de emprego, aprimorando a experiência do candidato. Automatizar tarefas repetitivas também libera tempo para atividades mais produtivas para os trabalhadores e para o setor de recrutamento. A abordagem digital não apenas aumenta a eficiência, mas também oferece uma vantagem competitiva, permitindo que as agências se destaquem no mercado.

A pandemia global acelerou a adoção de tecnologia nas empresas de recrutamento, antes consideradas lentas nesse aspecto. No entanto, é crucial lembrar que a tecnologia deve ser usada para facilitar o setor, não para alterar sua essência. A humanização deve ser preservada, usando a tecnologia para aprimorar os negócios, não para alterar sua filosofia.

Ao adotar novas tecnologias, as agências precisam garantir uma integração eficiente. O risco de “fadiga tecnológica” pode surgir se as evoluções não forem adequadamente explicadas. Destacar os benefícios que os avanços digitais trarão para os colaboradores desde o início e identificar defensores internos são estratégias úteis. Nesse contexto, contratar pessoas flexíveis, capazes de se adaptar e aprender, pode ser considerada uma abordagem inteligente.

Em resumo, a tecnologia, quando usada de maneira apropriada, impulsiona a eficiência, proporcionando mais tempo para interações humanas significativas. O setor de recrutamento tem a oportunidade de colher os benefícios da tecnologia, garantindo que as soluções digitais impulsionem a eficiência e o sucesso na correspondência entre oferta e demanda nos mercados de trabalho do futuro.

Leia o artigo completo no site da WEC.