Lula criará três grupos de trabalho para mudar legislação trabalhista

Lula anunciará criação de três grupos de trabalho para propor mudanças na legislação trabalhista e na regra de reajuste do salário mínimo
Victoria Abel

Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente Lula vai anunciar, na quarta-feira (18), a criação de três grupos de trabalho para propor mudanças na regra de reajuste do salário mínimo e na legislação trabalhista.

As equipes devem ser montadas durante uma reunião de Lula e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com presidentes de dez centrais sindicais, na quarta.

A expectativa é de que o primeiro grupo de trabalho seja instalado no mesmo dia, com objetivo de discutir o novo modelo de reajuste anual do salário mínimo.

Os sindicalistas propõem um cálculo de aumento real dos salários com a recuperação da inflação, mais a média do PIB brasileiros dos últimos dois anos.

Legislação trabalhista
Os outros dois grupos devem ser montados ao longo dos próximos 30 dias e terão a participação de empresários, para discussão tripartite das alterações na legislação trabalhista.

Igor Gadelha
Governo Lula pretende alterar reforma trabalhista de forma fatiada
Placa indica atendimento para informações sobre o FGTS em banco. Ao fundo, pessoa caminha próxima aos guichês – Metrópoles
Brasil
FGTS: Luiz Marinho volta atrás sobre acabar com saque-aniversário

Negócios
Marinho nega “revogaço” e diz que vai acabar com saque-aniversário do FGTS
Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) – Metrópoles
Brasil
Governo federal divulga novas regras de teletrabalho para servidores
Um deles vai elaborar regras para contratação de trabalhadores por aplicativo, com direitos garantidos a entregadores e motoristas, por exemplo.

Incluir os trabalhadores de aplicativos na CLT foi uma das promessas de campanha de Lula. O direito ao seguro de vida em caso de acidente é um dos pontos mais destacados pelas centrais sindicais.

Os sindicalistas pedem, por exemplo, a volta da homologação trabalhista, quando o processo de demissão é acompanhado por sindicatos e órgãos estatais antes de ser formalizado.