Foi realizado em Bruxelas, Bélgica, de 27 a 29 de março último, o seminário promovido pela WEC-Global com o tema “A Inteligência Artificial e os empregos”
O evento contou com a participação do Vice-Presidente do Sindeprestem-SP e Diretor de Relações Internacionais da Fenaserhtt, FERNANDO BARBOSA CALVET.
Estamos vivendo tempos de desorientação e infusão de tecnologia.
Como líderes empresariais podem viver com a digitalização e se adaptar à IA mantendo um toque humano e lidando com a evolução das expectativas e necessidades dos trabalhadores?
Após 3 dias de intensos debates, a WEC 2023-BRUSSELS selecionou um manifesto com cinco fases:
- A periodização no local de trabalho aumentará o bem-estar. O mundo do esporte traz ensinamentos que podem ser aplicados nas empresas com o objetivo de melhorar o desempenho das equipes e equilibrar a carga de trabalho;
- Cultivar relacionamentos baseados na confiança – ajudar as pessoas a encontrar um trabalho que além de remuneração também traga satisfação;
- Adotar a economia da atenção no mundo do trabalho;
- Compreender as necessidades e vontades dos trabalhadores é pré requisito vital para melhorar a performance no trabalho. A motivação das pessoas está mudando e a reputação da empresa é muito mais importante do que as companhias possam imaginar;
- IA pode implicar riscos de saúde mental e incertezas relacionadas as novas necessidades de habilidades e mudança de emprego. Combinar pessoas com o trabalho certo é essencial.
Conclusão:
Consenso absoluto sobre a necessidade de equilíbrio na era digital com a evolução no mundo do trabalho. O papel do setor de serviços de RH é manter a todo custo o toque humano no dia a dia das organizações.
TRABALHO – SAÚDE – EDUCAÇÃO