Como encarar os desafios do trabalho híbrido no início da carreira

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e hoje há situações impensáveis para profissionais que começaram suas trajetórias antes da pandemia

Por Tiago Mavichian*

Almoçar fora, bater papo na hora do cafezinho e fazer reuniões presenciais talvez sejam interações que quem está chegando agora ao mercado de trabalho pouco viverá. Para os que sonham com carreiras em áreas de https://sindeprestem.com.br/wp-content/uploads/2020/10/internet-cyber-network-3563638-1.jpg, as chances são ainda menores. Portanto, se você está iniciando sua jornada profissional neste instante, prepare-se para encarar uma nova realidade corporativa.

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e quem está no início de carreira precisa se conscientizar disso. Embora algumas organizações ainda estejam no modelo presencial, uma parcela considerável flexibilizou a ida ao escritório. Isso significa que provavelmente você vai conseguir uma vaga de trabalho híbrido ou até mesmo 100% remoto — com todos os seus colegas atuando de suas casas, em diferentes partes do País e até mesmo do mundo.

E, se entrar no mercado de trabalho já era desafiador tendo contato físico diário com as pessoas, imagine fazer entrevista, conhecer processos, entender a cultura, saber como agir, fazer amizades e lidar com os gestores sem nunca ter pisado na empresa? É natural que medos e incertezas tomem conta dos pensamentos.

Não sei se você já fez alguma entrevista de emprego, mas vou contar como foi a minha. Ligaram para casa e tive de anotar no primeiro papel que vi pela frente o nome da empresa, o endereço, quem eu deveria procurar e quando. Dali em diante, quase morri de ansiedade. Na data marcada, fui vestido com a minha melhor roupa: traje social completo (sim, esse era o padrão à época).

Embora estivesse suando de nervoso, plantado na cadeira, fiquei firme até a última pergunta. Consegui o emprego e aos poucos fui me ambientando. Deu tudo certo.

Hoje em dia, você provavelmente receberá as informações-chave da entrevista por WhatsApp, pesquisará sobre a empresa pelo LinkedIn, buscará informações de ex-funcionários no GlassDoor e será entrevistado no conforto da sua casa via Zoom ou Google Meet.

Em contrapartida, terá de encarar situações impensáveis para profissionais que começaram suas trajetórias antes da pandemia. Fiz uma lista com algumas delas para que seu início de carreira seja leve e bem-sucedido!

  1. Consegui um trabalho. E agora?

Se for um estágio, cada vez mais empresas estão migrando para o híbrido. De acordo com dados da Companhia de Estágios, no segundo semestre de 2022, o número de vagas híbridas aumentou 56%. Foram 491 vagas híbridas no primeiro semestre de 2022 contra 766 no segundo semestre.

Outros cargos juniores tendem a seguir um padrão similar. Se for à distância, acredito que você receberá um notebook e as instruções para os primeiros dias de trabalho na sua casa. Se for híbrido, os seus primeiros dias devem ser na companhia e alguém explicará os passos iniciais a você.

Além de receber orientações sobre suas atividades, haverá um momento de integração, a chamada fase de onboarding, para que conheça a cultura, os valores e os procedimentos da empresa. Isso sempre existiu, mas agora é feito em diferentes formatos, como apresentações presenciais ou gravadas, treinamentos à distância e até com ações no metaverso — algumas empresas já até apresentam fábricas e filiais assim.

Independentemente de estar em casa ou no escritório, preste bastante atenção em todas as informações que estão sendo dadas e faça anotações. Ter um caderno ou um bloco de notas virtual vai ajudá-lo quando tiver dúvidas e se esquecer de algo, além de demonstrar atenção e interesse.

  1. Não tenha medo de fazer perguntas

Entender a dinâmica do trabalho pode levar um tempo, então, seja humilde e tire suas dúvidas com os colegas de equipe e liderança. Eles sabem que você está aprendendo e talvez até indiquem alguém para ser um mentor do seu desenvolvimento. Busque também observar como as outras pessoas agem e, dentro do possível, segure a sua ansiedade. Entender o negócio, as ligações e os processos que existem entre as áreas leva tempo.

Uma coisa que você não pode deixar de perguntar é o prazo de entrega de cada projeto ou atividade. Pense que cada uma delas é uma etapa de um processo e alguém espera sua entrega. Com essa informação, além de se organizar melhor, caso seja necessário, você pode sinalizar que precisa de mais tempo. Isso evita ruídos de comunicação e revela o seu comprometimento.

Pode parecer algo bobo, mas eu gostaria muito de ter recebido essa orientação nos meus tempos de estagiário. Lembro bem de uma bronca que tomei de uma chefe porque fui embora sem avisar que não tinha terminado uma tarefa.

  1. Use a comunicação assíncrona a seu favor

Para os dias de office, as empresas disponibilizam ferramentas como o Slack e o Microsoft Teams para que os colaboradores se comuniquem com agilidade. Use-as sempre, mas otimize o seu tempo e o das pessoas. Ou seja, interrompa-as o mínimo possível e dê tempo para que respondam.

Seus colegas podem estar ocupados e não precisam responder imediatamente. Bom-senso é super importante na comunicação assíncrona (que não ocorre em tempo real e as pessoas podem ler ou ouvir a mensagem na hora e no momento mais apropriado a elas).

Recorra também a soluções digitais como o Google Drive para trabalhar de maneira colaborativa. Em reuniões online, abra a câmera e participe ativamente. No começo é normal que você ouça mais do que fale. Mas, conforme o tempo passa, trocas e participações são importantes para que você se torne mais próximo da equipe.

Aproveite ao máximo os dias de trabalho presencial. Interaja com as pessoas, convide-as para tomar um café e busque meios de conhecer pares e líderes. Essas atitudes farão com que você se sinta mais à vontade na companhia, menos ansioso e mais conectado com todos. Isso fará com que suas atividades fluam melhor.

  1. Peça feedbacks

Não tente adivinhar se a liderança está satisfeita (ou não) com as suas entregas. Algumas companhias possuem ritos de feedbacks contínuos, às vezes semestrais ou trimestrais, mas nada impede que você combine outra rotina com seu gestor direto. Sugerir uma conversa semanal ou mensal, nos primeiros meses na empresa, pode ajudar você a encontrar o caminho certo. Se conseguir que esses momentos sejam nos dias presenciais, melhor.

Não esqueça que feedbacks existem para que você tenha a oportunidade de identificar e desenvolver pontos de melhoria. Então, mesmo que você não concorde com algo, não leve para o lado pessoal. Trabalhe seu autoconhecimento, busque opinião de outros colegas e reflita no que de fato você pode melhorar.

Se fizer um curso ou ler um livro interessante, deixe seu líder saber. Mas faça isso de uma maneira oportuna, sem arrogância. Eu lidero uma equipe com mais de cem pessoas e gosto muito quando alguém despretensiosamente comenta que aprendeu algo novo. É uma forma sutil e inteligente de compartilhar iniciativas, novos aprendizados ou mostrar que um feedback foi assimilado.

  1. Cuide da sua saúde mental

A pandemia nos obrigou a desacelerar e a valorizar mais nosso bem-estar. Entendemos a importância de cuidar da saúde mental e as empresas também compreenderam isso. Por isso, muitas delas passaram a contar com benefícios e soluções para que funcionários tenham mais qualidade de vida e saúde.

Os mecanismos disponíveis atualmente vão desde plataformas que dão acesso a serviços como academias, atividades de descompressão e atendimento terapêutico até grupos por afinidade para que as pessoas se sintam acolhidas e ouvidas.

Para fechar, lembre-se que o seu atual emprego é provavelmente o primeiro de muitos que ainda virão. Olhe para a sua vida profissional como se fosse um jogo coletivo. Se você trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento, aprender com seus erros e der o melhor, passará para a próxima fase em qualquer um dos modelos de trabalho em que estiver atuando: híbrido, presencial ou remoto.

*Tiago Mavichian é CEO e fundador da Companhia de Estágios, uma das principais empresas de recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovem aprendiz

https://www.estadao.com.br/economia/radar-do-emprego/como-encarar-os-desafios-do-trabalho-hibrido-no-inicio-da-carreira/

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