As 7 regras para aumentar seu poder e ter sucesso na carreira, segundo professor de Stanford

Jeffrey Pfeffer lista comportamentos polêmicos que podem ajudar na ascensão profissional

Por Stela Campos

O poder é mais importante para o sucesso na carreira do que a performance. Isso foi dito por Jeffrey Pfeffer há 11 anos. Agora, o professor que ensina comportamento organizacional há 40 anos na escola de negócios de Stanford e é autor de 16 livros sobre gestão decidiu voltar a falar sobre poder e carreira em um novo livro.

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Em “The Seven Rules of Power” ( As sete regras do poder), ele reúne o que acredita serem dicas de ouro para quem quer ter sucesso na vida profissional. Pfeffer sempre gostou de polêmicas e sua cartilha reúne várias, como a que diz: “entenda que uma vez que você tenha ganhado poder, o que você fez para obtê-lo será perdoado, esquecido ou ambos.” Desde setembro, é possível ouvi-lo no podcast “Pfeffer on Power”, onde entrevista vários executivos e executivas citados no livro. Conheça as controversas regras do professor.

As 7 regras de poder para ter sucesso na carreira

Saia do seu próprio caminho: para o professor, é preciso perder o hábito de ser modesto ou de se desculpar no trabalho. “Perdoe-me por interromper”. “Perdoe-me por apresentar minhas ideias, não tenho certeza se elas valem alguma coisa”. Ele diz que deve-se evitar a autoinibição e defende a superação de quaisquer ressentimentos sobre autopromoção, tendendo a apoiar o excesso de confiança. Outro ponto é não se preocupar excessivamente em ser amado ou com o que os outros pensam sobre você. Pfeffer diz que o profissional que é contratado para liderar não precisa ser popular, mas fazer as coisas acontecerem. Ele observa ainda que os melhores resultados na carreira não aparecem porque a pessoa é agradável, e que pessoas desagradáveis ​​podem ser igualmente bem-sucedidas em alcançar o poder.

Quebre as regras: violar normas, regras e convenções sociais pode fazer você parecer mais poderoso e assim é possível criar mais poder. Esse tipo de atitude surpreende as pessoas e faz com que elas prestem mais atenção em você. Pfeffer ressalta que é muito mais fácil pedir desculpas do que permissão.

Pareça poderoso (a): Pfeffer diz que é preciso se preocupar com a aparência, como se veste, fala e faz uso da linguagem corporal. Todas essas questões importam para a forma como você será percebido pelos outros. Cause impacto, seja confiante e demonstre raiva quando for preciso e não peça desculpas depois. Segundo ele, essas são ferramentas que ajudam a construir o poder. E na hora de se vestir, seja elegante. Quando você está com uma roupa moderna ou algo assim em uma empresa muito tradicional, ele diz que é possível ganhar pontos pelo novo e oposto e, em uma startup, seja diferente sendo tradicional.

Crie uma marca poderosa: esteja associado a pessoas e organizações de prestígio. Faça podcasts, escreva livros e participe de eventos, faça autopromoção. Você precisa construir uma visão, uma imagem e as pessoas precisam saber quem você é e o que representa. Uma marca é um conjunto relativamente curto de frases que descrevem quem você é, o que integra sua vida com a sua carreira, o que faz a conexão entre seu histórico de trabalho (não um currículo) e suas habilidades e o que você está tentando fazer no momento. Ele recomenda a criação de uma narrativa consistente como a jornada do herói, para que as pessoas tenham mais probabilidade de se lembrar dela e, mais importante, abrace a sua mensagem inspiradora

Faça networking incansavelmente: ele diz que um bom networking é o preditor mais robusto de uma carreira de sucesso. Pfeffer recomenda priorizar as pessoas na periferia da sua rede de contatos, aquelas com quem tem laços mais fracos e aleatórios, porque elas podem trazer mais informações úteis e não redundantes do que os seus contatos mais próximos. Ele diz que é preciso assumir o papel de conector entre organizações e pessoas trazendo ideias, oportunidades, recursos, criando valor para os outros. Você precisa ser estratégico em como gasta seu tempo. Ele cita a recomendação de Keith Ferrazzi , autor do livro “Never Eat Alone: And Other Secrets to Success, One Relationship at a Time”: faça uma lista com dez pessoas que você acha que podem ser extraordinariamente úteis para sua carreira e depois descubra como irá conhecê-las.

Use seu poder: Pfeffer indica trazer aliados para posições-chave para aumentar o seu apoio e empurrar os adversários para posições onde eles sejam menos ameaçadores. Ao demonstrar o poder e a vontade de usá-lo, ao realizar coisas e estabelecer estruturas que institucionalizam o poder, ele se fortalece. Uma dica: nunca responda um e-mail imediatamente, isso ajuda a aumentar a percepção sobre o seu poder.

Entenda que uma vez que você tenha ganhado poder, o que você fez para obtê-lo será perdoado, esquecido ou ambos: O professor afirma que o poder geralmente isola as pessoas de sofrerem demais pelas consequências de suas ações. Isso acontece, segundo ele, “em parte porque as pessoas querem estar perto do dinheiro e do poder e, portanto, estão dispostas a perdoar aqueles que os têm ou a desviar o olhar de seus erros”.

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/10/24/as-7-regras-para-aumentar-seu-poder-e-ter-sucesso-na-carreira-segundo-professor-de-stanford.ghtml

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