Após segurar despesas em 2020, quase 40% dos consumidores pensam em gastar menos

O consumo reprimido pela pandemia ao longo de 2020 deve permanecer como uma das principais marcas de 2021. No ano passado, 70% dos consumidores disseram ter deixado de comprar algo que estava em seus planos. Para este ano, 37% estimam diminuir ainda mais os gastos, enquanto 45% falam em manter o padrão, e só 18% preveem aumentar os desembolsos. O levantamento foi realizado pelo grupo Globo entre 12 e 18 de fevereiro com 500 pessoas das classes A, B e C de todas as regiões do País.

Lojas físicas continuarão a ser importantes
A pesquisa também mostrou que as lojas físicas continuam sendo importantes para os consumidores, mesmo com o maior peso dos meios eletrônicos. Entre os entrevistados, 40% planejam fazer suas compras apenas presencialmente e 17% só via online, enquanto 43% citam ambas. Produtos como games, livros, brinquedos e eletrônicos têm maior saída pelo comércio eletrônico, enquanto alimentos, bebidas e materiais de construção são vendidos principalmente cara a cara.

Metade das pessoas que compram online preferem pagar com cartão de crédito à vista ou parcelado. Outros 13% optam por boleto e 9%, via PIX – uma novidade no setor. Já quem faz negócio presencialmente prefere pagar no cartão no crédito (35%), débito (25%) ou em dinheiro (24%).

O ESTADO DE S. PAULO

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