A Humanizadas, uma agência de avaliação de marcas, lançou o relatório “Melhores para o Brasil 2024”, que analisa a atuação de empresas nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). A pesquisa destaca as melhores práticas corporativas, com foco na sustentabilidade, inovação e engajamento de stakeholders, como clientes, fornecedores e funcionários.
O relatório, que analisou 1.500 empresas de 14 setores, revela que as empresas engajadas com iniciativas ESG oferecem um retorno financeiro acumulado de 280%, bem acima dos 165% do Ibovespa e 59% do ISE, além de apresentarem menor volatilidade, indicando menor risco financeiro. Esses resultados são impulsionados por uma cultura corporativa inovadora, diversa e inclusiva.
O engajamento dos funcionários nessas empresas é outro ponto forte, atingindo 84% contra 33% no mercado geral. A taxa de rotatividade de funcionários também é significativamente menor, apenas 12%, em comparação com 56% das empresas tradicionais, economizando até R$ 159 milhões anuais em custos.
Além disso, as empresas preocupadas com as pautas socioambientais se destacam no engajamento de clientes, fornecedores e comunidade, apresentando números muito superiores à média do mercado. Fatores como melhor atendimento, inovação e compromissos sustentáveis são citados como determinantes para a fidelidade dos consumidores e maior competitividade.