Maior desafio em 2023 será manter os talentos

Pesquisa com 1.161 brasileiros mostra que metade está disposta a deixar o atual emprego este ano
Por Fernanda Gonçalves — De São Paulo

Um dos principais desafios que as empresas brasileiras irão enfrentar este ano será manter em seus quadros os melhores profissionais. Uma nova pesquisa aponta que 49% dos trabalhadores no país pretendem buscar outro emprego em 2023, enquanto metade dos recrutadores de companhias, também ouvidos, dizem que suas organizações pretendem contratar novos funcionários ainda no primeiro trimestre.

O levantamento realizado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half, obtido pelo Valor, ouviu 1.161 participantes de todo o Brasil, divididos igualmente entre recrutadores que atuam em empresas e pessoas com e sem emprego, com 25 anos ou mais e ensino superior. Ao serem questionados a respeito dos objetivos da mudança, 61% dos profissionais afirmaram querer trocar de empresa, mas permanecer na mesma área de atuação. Outros 39% disseram estar interessados em atuar em um novo segmento ou cargo.

Férias sem limite é benefício para atrair nova geração
Geração Z impõe uma nova forma de trabalhar; saiba como
Metade dos profissionais brasileiros deseja mudar de emprego em 2023
A pesquisa mostrou ainda que 72% das pessoas que desejam mudar de emprego estão em busca de melhores oportunidades de crescimento, e 71% das que pretendem trocar de área de atuação, segmento ou profissão, querem receber um salário mais alto. Outros motivos são a busca por melhor qualidade de vida, novos desafios, realização pessoal, benefícios mais atrativos, aprender algo novo, poder trabalhar no modelo remoto ou híbrido e ter mais flexibilidade.

Maria Sartori, diretora associada da companhia responsável pela pesquisa, destaca que as gerações mais novas, em especial, costumam dar preferência para empresas envolvidas em projetos sociais. “Os profissionais estão cada vez mais atentos às estratégias ESG. O trabalho híbrido ou remoto também é um forte fator de atração e retenção dos talentos”, afirma.

Ainda de acordo com o estudo, os cinco principais aspectos que mais atraem os profissionais na empresa atual são: remuneração, pacote de benefícios, oportunidades de crescimento, possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho, e o bom relacionamento com colegas e pares.

A pesquisa apontou também que 33% dos desempregados estão confiantes de que irão se recolocar nos próximos seis meses. Esse dado vai ao encontro a outro achado do levantamento: 49% das empresas planejam realizar novas contratações este ano; dessas, 68% pretendem abrir novos postos de trabalho, 55% querem preencher vagas em aberto e 35% precisarão substituir profissionais.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, afirma que há, atualmente, um “mercado de candidatos”, no qual os trabalhadores são os protagonistas das relações de trabalho. Segundo ele, para se manter atrativas e competitivas nesse cenário, as organizações devem investir em políticas claras de trabalho, transparência das lideranças, além de bons pacotes de benefícios e remuneração, condizentes com as médias praticadas pelo mercado.

“O momento é promissor aos candidatos atentos às novas exigências das companhias, que neste contexto de disputa por bons talentos precisam adotar um olhar estratégico e se planejar desde já para garantir um time de alto nível em 2023”, alerta.

Para quem deseja conseguir uma vaga este ano, Maria Sartori recomenda estar disposto a trabalhar por projetos. “Essa é uma tendência crescente no mercado brasileiro”, lembra. A especialista também aconselha que o profissional defina seus objetivos e filtre as oportunidades, dando preferência para aquelas que tenham as tarefas que ele sinta prazer em realizar diariamente. “É importante fazer uma lista com as posições que gostaria de alcançar e o que é preciso para preenchê-la”, diz.

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2023/01/23/maior-desafio-em-2023-sera-manter-os-talentos.ghtml

Compartilhe