Funcionários gostariam de ver salários nas vagas de emprego

Projeto de lei em discussão no Congresso determina que empresas coloquem valor da remuneração já no anúncio. Entenda

Por Fernanda Gonçalves, Para o Valor

Uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br com mais de 10.000 trabalhadores apontou que 92% dos profissionais acreditam ser essencial que os salários sejam divulgados nas descrições de vagas de emprego.

Nesse sentido, um projeto de lei de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB/SP) propõe que tanto empresas públicas quanto privadas sejam obrigadas a informar o salário ao anunciar uma vaga, e aquelas que descumprirem deverão pagar multa de cinco salários mínimos. Atualmente, o PL 1149/22 está em análise na Câmara dos Deputados.

Uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br com mais de 10.000 trabalhadores apontou que 92% dos profissionais acreditam ser essencial que os salários sejam divulgados nas descrições de vagas de emprego — Foto: Pexels

Segundo Leonardo Casartelli, diretor geral do Empregos.com.br, caso o projeto avance, existe o risco de alguns profissionais desistirem de se candidatar para uma vaga por considerá-la abaixo de sua pretensão salarial. “Em muitos casos, as empresas estão dispostas a pagar um valor mais alto do que o previsto no anúncio por um candidato que possui habilidades além das requisitadas na vaga”, afirma.

Por outro lado, não ter acesso ao valor do salário de antemão pode fazer com que o candidato se sinta frustrado ao candidatar-se para a vaga, descobrindo somente depois que a remuneração está abaixo do que ele desejava.

De qualquer forma, Casartelli acredita que tanto o resultado do levantamento quanto o projeto de lei acendem um sinal de alerta nas empresas no que diz respeito à transparência salarial: “é um tema delicado. Pode haver comparação interna entre funcionários que exercem a mesma função e estão com remuneração defasada. E em termos de competitividade, empresas concorrentes teriam acesso às estratégias de RH das organizações”, destaca.