Dois levantamentos inéditos realizados pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pedido do Globo, mostram que o desemprego é visto pelos brasileiros como o maior problema do país, e que a maioria da população prefere empregos formais.
A primeira pesquisa foi realizada presencialmente em 128 municípios de todas as regiões do país. Dos 2 mil entrevistados, cerca de 43% disseram que o desemprego é um dos três desafios mais graves.
A segunda preocupação é a corrupção, apontada por 36% das pessoas ouvidas, enquanto a terceira é a saúde, escolhida por 33%.
O cenário era diferente há quatro anos, quando a saúde era colocada como a principal preocupação da população (46%). A mudança foi ocasionada por causa da pandemia de Covid-19, inflação e fome.
Já a segunda pesquisa do Ipec mostra que 59% dos entrevistados preferem trabalhar com carteira assinada.
Contudo, a taxa de informalidade continua alta (40%), com 39% milhões de pessoas nesta situação, que inclui os que trabalham por conta própria sem CNPJ e os trabalhadores familiares.
O levantamento foi realizado por meio da internet com 2 mil pessoas acima de 16 anos, que fazem parte das classes A, B e C.
*Com informações do jornal O Globo.