Para o secretário especial do Ministério da Economia, Alexandre Ywata, investimento em micro e pequenas empresas contribuiu para queda do desemprego
Victor Correia
O secretário especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata, afirmou nesta quarta-feira (17/8) que o investimento do atual governo em micro e pequenas empresas contribuiu para a queda no desemprego vista no segundo trimestre deste ano. Ywata também afirmou que o país está vivendo uma “transformação na dinâmica de criação de emprego”.
“Isso é um resultado importante de todo um trabalho que está sendo feito para melhorar o ambiente de negócio. Estamos falando de centenas de medidas individuais que, no agregado, a gente chega nesse resultado”, disse Ywata.
“Este ano, o Brasil criou um milhão e 330 mil empregos, 72% criados na micro e pequena empresa. Estamos vivendo uma transformação nessa dinâmica de criação de emprego”, completou.
Facilidade para abrir uma empresa
O secretário participou nesta manhã do Fórum Encadear, realizado pelo Sebrae em São Paulo. Também estavam presentes o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o CEO da Aurora Alimentos, Neivor Canton, bem como outros representantes ministeriais e empresários.
Segundo Ywata, uma das medidas que contribuíram para a criação de empregos é a facilidade para abrir uma empresa. O secretário citou que o processo dura em média um dia e duas horas no país, chegando a oito horas na capital paulista. Ele também citou a reforma trabalhista realizada em 2017, com revogação de normas que eram “conflitantes”.
“Isso aí foi atacado para a gente tentar justamente melhorar o funcionamento das empresas, até do ponto de vista de criação de empregos”, afirmou o secretário. Ele também destacou que, a partir do ano que vem, os micro e pequenos empreendedores poderão emitir nota fiscal pelo celular.