Shopping centers preveem vendas de R$ 5,6 bilhões no Natal

Folha de S.Paulo – 17/12/2021 –

Os shoppings estão otimistas com o Natal deste ano. A previsão é que venderão 16% a mais do que no ano passado e movimentarão R$ 5,6 bilhões na próxima semana, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O resultado não deve alcançar os níveis observados antes da pandemia do coronavírus. A projeção representa um volume de vendas 10% inferior ao alcançado no Natal de 2019, diz a associação.

Neste ano, mesmo com a queda na renda, os consumidores estão dispostos a gastar mais, diz a entidade. O valor médio das compras, que no Natal passado foi de R$ 197, deve atingir R$ 219 neste ano, corrigido pela inflação. Em 2019, ele foi de R$ 186.

Segundo o levantamento da Abrasce, que também aposta nas vendas online, os produtos mais procurados devem ser vestuário, perfumaria e cosméticos, eletrônicos, calçados e brinquedos.

Os shoppings esperam público 17% superior ao de 2020, quando os centros comerciais ainda enfrentavam restrições de funcionamento. Os estabelecimentos devem contratar 100 mil trabalhadores para o Natal.

A Via, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, passará a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 em janeiro. O índice reúne hoje 48 empresas com ações na bolsa e compromissos com boas práticas de governança e nas áreas social e ambiental.