Serviço sob demanda chega aos escritórios

Uma tendência vai ajudar na expansão de um novo modelo de negócio, que é o “office pass”. Trata-se de um estilo similar ao que fez a Gympass virar unicórnio: um aplicativo que permite que as pessoas agendem espaços de trabalho em qualquer região, seja por um dia, uma semana ou até mesmo horas. A Regus, por exemplo, acaba de lançar o seu serviço, chamado de “on demand”.

A startup Beer or Coffee também está apostando nesse modelo para ampliar os negócios. Atualmente, a empresa tem uma plataforma de agendamento de espaços em 1,1 mil coworkings espalhados por 160 cidades do País, incluindo as grandes do setor como WeWork e a Regus.

Segundo Roberta Vasconcellos, que é CEO da startup, a pandemia mudou a maneira como as empresas passaram a contatar a plataforma. Se antes o interesse era para prazos mais longos de estadia, agora o modelo sob demanda tem ganhado mais espaço e crescido de maneira acelerada. “Até 2023, acredito que esse modelo representará 60% do faturamento da empresa”, afirma Roberta.

Diferencial
A startup Dock Tech é uma das clientes da Beer or Coffee e passou a oferecer o benefício como uma forma de retenção e atração de novas pessoas, o que vem dando certo, segundo Camila Shimada, líder da área de recursos humanos.

“Não vemos isso como um custo, mas como um investimento. Ainda mais em uma empresa de https://sindeprestem.com.br/wp-content/uploads/2020/10/internet-cyber-network-3563638-1.jpg, esse é o tipo de benefício que faz a diferença para contratar novos talentos”, afirma Camila.

O iFood também optou pelo serviço da Beer or Coffee para complementar os 12 espaços privativos que a empresa já possui em coworkings. De novembro para cá, foram mais de 2 mil reservas avulsas pela plataforma.

No caso da Algar Telecom, a adoção de escritórios em coworkings já era uma realidade, mas, assim que a pandemia acabar, a empresa oferecerá o “office pass” para colaboradores em mais de 40 cidades poderem trabalhar perto de casa.

“A decisão foi baseada em uma pesquisa interna, que identificou que 93% dos colaboradores apoiariam a adoção de uma rotina remota, sendo que 59% defenderam um modelo híbrido”, diz Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de Gente.

O ESTADO DE S. PAULO