O Sindeprestem tem um Compromisso com a Sua Empresa.

shadow

O ESTADO DE SÃO PAULO

O volume de serviços prestados caiu 0,4% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o indicador tinha registrado uma queda de 0,1%.

A taxa acumulada no ano de 2019 foi de 1%, interrompendo sequência de quatro anos sem crescimento: 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e 2018 (0,0%).

O resultado de dezembro ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde queda de 1,10% a avanço de 0,30%, com mediana negativa de 0,50%.

Na comparação com dezembro do ano anterior, houve alta de 1,6% em dezembro de 2019, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de expansão de 0,60% a aumento de 2,20%, com mediana positiva de 1,50%.

Em dezembro o pior resultado foi no segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que caiu 1,5%, pressionado principalmente por transporte terrestre, com recuo de 3,7%.