Cresce a demanda por profissionais de finanças terceiros e temporários. Veja salários

Consultoria observa aumento de 15% nas contratações no primeiros semestre, consequência de fusões e aquisições, abertura de capital e calendário do varejo

Por Adriana Fonseca, Para o Valor

A demanda por profissionais terceiros e temporários na área financeira está em alta, segundo um levantamento interno da Page Interim, divisão do PageGroup dedicada à contratação de profissionais para posições temporárias e terceiras, obtido antes pelo Valor. As contratações para esses perfis avançaram 15% no primeiro semestre frente ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi provocado por uma maior demanda de profissionais da área de finanças por conta de processos de fusões e aquisições, de abertura de capital e pela sazonalidade do varejo, explica a consultoria.

O cargo mais demandado no setor financeiro no primeiro semestre de 2022 foi o de analista contábil (25%), seguido por analista fiscal (20%) e analista de tesouraria (20%). Para Victoria Quintella, diretora da Page Interim, os dados indicam um esforço de planejamento e organização das empresas em operações altamente sensíveis e estratégicas.

“Cargos como o de analista contábil são fundamentais para, além das rotinas de controle de pagamentos e balanços, auxiliarem na organização de dados para uma auditoria. No setor fiscal, também vemos essa intenção de ‘arrumar a casa’, com um olhar atento às mudanças em tributos e garantir que a operação esteja de acordo com o que é exigido pela lei. Na tesouraria, os profissionais têm sido buscados por sua capacidade de uma relação eficiente com bancos para observar as melhores oportunidades de captar recursos e negociar dívidas, por exemplo”.

A remuneração nessas funções pode chegar a R$ 9 mil ou R$ 10 mil, considerando o nível de experiência do executivo. “O terceiro ou temporário de hoje pode ser o efetivo de amanhã. O profissional deve estar atento a essas oportunidades e mostrar como pode ser mais útil em projetos futuros”, recomenda a headhunter.

Salários de profissionais de finanças temporários e terceiros (considerando os níveis de experiência júnior a sênior)

Analista contábil

O que faz: Garante os registros contábeis de provisões, aplicações financeiras, despesas administrativas e demais itens patrimoniais; controla provisões das áreas financeira e administrativa, do ativo fixo, dos pagamentos das faturas, dos processos de importação; elabora fluxo de caixa e controle de numerários entre bancos, fechamentos contábeis periódicos; auxilia em auditorias, demonstrações financeiras e dá apoio às gerências.
Salário: de R$ 3,5 mil a R$ 9 mil
Porque é importante: O profissional vai ajudar nas rotinas de controle de pagamentos e ativos da empresa e oferecer um suporte valioso nos processos de auditoria em casos de possíveis fusões e aquisições.

Analista fiscal

O que faz: Acompanha atualizações na legislação tributária; apuração dos impostos; elaboração e entrega de obrigações acessórias; conferência de documentação fiscal, lançamentos fiscais de entradas e saídas, emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização; assessoria na apuração e registro do lucro tributável; assessoria no registro contábil das provisões tributárias;
Salário: de R$ 3,5 mil a R$ 9 mil
Porque é importante: Além controlar e acompanhar atividades fiscais, o analista pode estudar a melhor forma de organização empresarial de forma a dar eficiência tributária ao negócio.

Analista de tesouraria

O que faz: Gestão e projeção do fluxo de caixa; relação bancária: captação de recursos (analisar a melhor forma de melhorar a liquidez de dinheiro na empresa); crédito bancário (público ou privado), operações estruturadas de CRA e CRI, operações junto ao BNDES (mais complexas, precisando de mais justificativas), operações de consórcio, operações imobiliárias e antecipação e descontos de aplicações de recursos financeiros (aplicações dos valores de sobras); CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, compromissadas, fundos de investimentos; negociação de dívidas, negociação de hedge com os bancos;
Salário: de R$ 4 mil a R$ 10 mil
Porque é importante: Além de garantir a gestão do fluxo de caixa, o analista pode ajudar em decisões estratégicas do negócio com a elaboração de relatórios, além de zelar pelas negociações com bancos.