Auxílio home office vira realidade em mais empresas. Entenda o benefício

Valor Econômico

Valor total depositado pelos empregadores alcançou R$ 11,2 milhões no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, indica levantamento

Por Jacilio Saraiva, Para o Valor

O número de empresas que concedeu auxílio home office cresceu 566% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. O valor total depositado pelos empregadores nesse tipo de benefício alcançou R$ 11,2 milhões no período, com um pico de R$ 3,5 milhões em janeiro de 2022, maior valor investido em um único mês, no intervalo analisado em uma pesquisa da Flash, startup de RH da área de benefícios flexíveis, obtido com exclusividade pelo Valor. O levantamento mostra que o depósito é usado, principalmente, para o pagamento de contas de água, luz, TV a cabo, telefone e gás.

O relatório da pesquisa destaca, ainda, que os meses de abril de 2021 e janeiro de 2022 registraram, em todo o período estudado, os crescimentos mais significativos da oferta do bônus, em relação aos meses imediatamente anteriores, de

Em relação ao tíquete médio pago, as companhias destinaram o maior valor da série pesquisada nos meses de fevereiro, março e abril de 2021 ou 50% a mais do que em janeiro do mesmo ano. “Esse aumento coincide com a necessidade de um maior isolamento social por conta da pandemia”, explica Rafael Maia, CRO (chief revenue officer ou diretor de receita) da Flash.

A pesquisa foi concluída em março de 2022 com 281 empresas de 18 estados, dentro da base de clientes da startup. O recorte não indica o porte das companhias, mas aponta que 40% são do setor de informação e comunicação, que inclui a área de https://sindeprestem.com.br/wp-content/uploads/2020/10/internet-cyber-network-3563638-1.jpg.

Maia acredita que a tendência para este ano é que o valor do tíquete médio do benefício suba no ritmo da inflação. “Estimamos que o crescimento fique entre 5% e 6%.”

O executivo acredita que o trabalho híbrido e 100% a distância mudaram a maneira como as empresas se relacionam com os funcionários. “A evolução na adoção do auxílio para o expediente remoto corrobora essa mudança de mentalidade, com novas formas de se estabelecer vínculos entre as pontas”, diz.