• Vander Morales representa Brasil em palestra no Uruguai
  • Conferência Internacional do Setor de Serviços Brasil-Portugal
  • Filtre por ano
  • 2017

09/04/2017 | Vagas vão aumentar nas próximas janelas comemorativas - O Amarelinho

A previsão é do Sindeprestem, que vê na Lei 13.429 um avanço nas relações do trabalho temporário.
A nova Lei sancionada recentemente pelo Governo Federal, embora questionada na Justiça por entidades e partidos políticos da oposição, deverá aumentar a contratação de trabalhadores temporários, segundo previsão do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo  (Sindeprestem). Ela vê como positivas a atualização de dispositivos da Lei 6.019, de 1974, que ainda regula o segmento.

Segundo a advogada Joelma de Matos Dantas, gerente executiva da entidade, dois pontos merecem destaque. “Um é o do prazo de duração do contrato. Agora, a empresa pode contratar temporários por 180 dias seguidos, com mais 90 renováveis sem restrição. Antes, a Lei permitia somente três meses e a renovação por igual período, desde que fosse mantida o objetivo inicial”, afirma.

Joelma de Matos Dantas
Joelma de Matos Dantas (Foto: Kazuhiro Kurita)
Para ela, outro aspecto positivo é nova redação do artigo 1º que classifica o trabalho temporário como aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição da tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços, oriunda de fatores imprevisíveis ou, quando decorrentes de fatores previsíveis, tenha natureza intermitente, periódica ou sazonal.  Joelma diz que a inserção da previsibilidade na lei não dá margem a interpretações equivocadas, pois ela passou a ser mais clara.

A próxima data que já gera movimentação no mercado é o Dia das Mães. Só a Luandre, empresa de recrutamento e seleção de temporários, está prevendo a abertura de 3,5 mil vagas para todo ciclo do processo, da produção à comercialização.  As contratações começam em abril e a maioria das vagas deve atender ao segmento de varejo, em funções como promotor e supervisor de venda, repositor, operador de caixa, gerente de loja, auxiliar de estoque, supervisor de quiosque, entre outros. Os salários variam de R$ 1.100,00 a R$ 3.000,00.

Presença na Mídia