• Vander Morales representa Brasil em palestra no Uruguai
  • 2013

Mais de 30 mil vagas de empregos temporários estão abertas no país

03/05/2013

O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, depois do Natal.

Parte dos trabalhadores deve ser efetivada, segundo pesquisas do setor.

Não gastar dinheiro no Dia das Mães é praticamente impossível. Depois do Natal, é a data mais lucrativa do comércio.

A vendedora Mariana Ribeiro vai aproveitar esse dia das mães para fazer dinheiro. Com 18 anos, ela conseguiu uma vaga temporária em uma loja de roupas. É o primeiro emprego dela. “Hoje em dia, para você ser efetivado em uma empresa, é preciso que você tenha um emprego anterior. Mesmo que seja pouca, já é uma experiência no currículo”.

Uma em cada cinco vagas temporárias geradas este ano será o primeiro emprego de alguém. Segundo o levantamento das empresas e do Sindicato de Serviços Temporários, a maioria dos trabalhadores tem entre 18 e 39 anos. A pesquisa mostra que as mulheres devem preencher a maior parte das vagas.

O contrato pode durar até três meses e pode ser prorrogado por mais três meses. O empregado temporário tem os mesmos direitos do efetivo: jornada de oito horas, recebimento de horas extras, adicional noturno, repouso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais e proteção previdenciária.

Não tem direito a aviso prévio e o recebimento da multa de 40% sobre o FGTS. A menos que ocorra a dispensa sem justa causa antes do fim do prazo acordado.

Para concorrer a uma vaga para emprego temporário é preciso ser maior de idade, ter ensino médio completo, disponibilidade de horário e habilidade para trabalhar em equipe. Os salários ficam entre R$ 700 e R$ 1.800 e o funcionário ainda tem direito a benefícios como vale-transporte e vale-refeição.

Para assistir à entrevista completa, clique no link abaixo:

Presença na Mídia