• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Palavra do presidente
  • Notícias
  • Últimas Notícias

16/10/2018 | Puxado por transportes, setor de serviços cresce 1,2% em agosto - Folha de S.Paulo

Após queda no mês de julho, o volume do setor de serviços do Brasil apresentou alta de 1,2% em agosto, informou o IBGE nesta terça-feira (16). Foi o melhor desempenho do setor para este mês desde 2011.

O desempenho foi impulsionado pelo segmento de transportes e correios, que, no mesmo ritmo do setor, registrou comportamento negativo em análise anterior e agora aparece com crescimento de 3,2%. Vale destacar que em maio e junho, os transportes foram afetados pela paralisação dos caminhoneiros, apresentando um movimento brusco, com queda de 10,2% e alta de 15,4%, respectivamente.

O avanço foi acompanhado por três das cinco atividades pesquisadas no mês. Além dos transportes, os serviços profissionais administrados e complementares apresentaram alta de 2,2%, e outros serviços cresceram 1%.

A queda ocorreu nos serviços de informação e comunicação (0,6%) e nos prestados às famílias (0,8%).

Em relação ao ano anterior, o setor avançou 1,6%, também com forte influência do segmento de transportes e correios, que na comparação entre os períodos teve alta de 4,6%. No acumulado de 12 meses, o volume dos serviços recua 0,6%, ante a baixa de 1% em julho.