• Banner Higiexpo
  • Câmara setorial
  • Pl 4302 1998 Agora E Lei 13429 2017
  • Conferência Internacional do Setor de Serviços Brasil-Portugal

06/06/2017 | Rogério Marinho vai à Suiça defender reforma trabalhista na OIT - O Globo

Viagem é feita após denúncia à organização de que reforma infringe normas internacionais

POR BÁRBARA NASCIMENTO - O GLOBO

06/06/2017 17:18

O deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), relator da reforma Trabalhista - Givaldo Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA - O relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados, Rogério Marinho (PSDB/RN), foi à Genebra, na Suíça, defender a reforma trabalhista à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o deputado, a viagem foi feita "à convite da chancelaria brasileira" após denúncia à organização feita por centrais sindicais e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de que a reforma infringe as normas internacionais. A visita foi feita há duas semanas.

Marinho afirma ter se reunido com embaixadores e membros da ONU e da OIT, com apoio da missão brasileira local. “O Brasil está modernizando a sua lei para gerar novos empregos, sem colocar em risco nenhum direito conquistado pelo trabalhador", diz o deputado, em nota.

Nesta terça-feira a OIT, que está mobilizada em Genebra para a Conferência Internacional do Trabalho, divulgou uma lista de 24 países que terão que prestar esclarecimentos sobre possíveis desrespeitos às normas da organização. Estão nessa lista países como Malásia, Polônia, Ucrânia, Reino Unido, Venezuela e Paraguai. O Brasil não está entre eles, mas o processo contra o país não está finalizado, segundo a assessoria de imprensa da OIT.

A OIT ainda aguarda informações do país, apesar de não haver convocado o Brasil. Uma das denúncias feitas pelas centrais é de que o país estaria tendo práticas anti-sindicais. O caso brasileiro ainda será analisado pela organização.