• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

14/10/2019 | Governo vai tentar ampliar crédito privado na economia - Valor Econômico

A equipe econômica do governo decidiu acelerar o envio de projetos de lei ao Congresso, com o objetivo de destravar e baratear o crédito, além de estimular a concorrência num mercado dominado por cinco grandes bancos. A ideia é substituir o crédito público, direcionado e subsidiado e que predominou nos últimos ciclos de crescimento da economia brasileira, pelo crédito privado. 

Economistas do governo justificam a troca do público pelo privado da seguinte maneira: nos surtos de crescimento que o país teve desde a gestão Fernando Henrique Cardoso, houve forte injeção de recursos públicos; quando a conta chegou, a economia desabou; por causa do modelo baseado em crédito público, a produtividade caiu e os ciclos não resultaram no florescimento de empresas privadas fortes e competitivas. Embora as ideias em discussão para modernizar o crédito tenham inspiração liberal, a mudança é imperativa por causa da grave crise fiscal que o Brasil atravessa desde 2014, quando o setor público consolidado (União, Estados e municípios) não conseguiu gerar mais sequer saldos primários (conceito que não inclui a despesa com juros da dívida) nas contas.

O recuo da concessão de crédito público teve início no governo anterior, de Michel Temer, mas acelerou seu ritmo na atual gestão. Até agosto, segundo dados do Banco Central, esse segmento do crédito recuou 12 pontos percentuais. Dentro do governo, houve surpresa inclusive em relação ao desempenho dos desembolsos do BNDES, cuja desaceleração na concessão de empréstimos foi maior que a esperada. Na transição do modelo de crédito, a economia sofreu porque a saída de cena do crédito oficial não foi imediatamente substituída pelos bancos privados. É aí que entram as medidas legais e administrativas elaboradas para diminuir a burocracia, estimular a entrada de novas empresas na área do crédito e, assim, aumentar a concorrência nesse mercado. 

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02