• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

07/10/2019 | Profissional sabe que é preciso se requalificar - Valor Econômico

Os profissionais têm consciência de que precisam se requalificar na área digital, estão dispostos a participar de treinamentos imediatamente, mas não têm estímulo e suporte das empresas para ganhar esse aprendizado. Em uma pesquisa feita pela PwC com 22 mil pessoas de 11 países, pouco mais da metade deles acredita que, nos próximos dez anos, a automação vai mudar ou tornar obsoleto o trabalho que realiza. Mas um número muito maior (77%) dos entrevistados se mostrou disposto a aprender novas habilidades ou a vivenciar uma reciclagem completa.

A questão é que apenas um terço (33%) disse ter oportunidade de desenvolver competências digitais fora das funções do trabalho. “Os dados apontam que as empresas têm aumentado investimentos em tecnologia para inovarem e assegurarem sua sobrevivência, mas não há um esforço em desenvolver digitalmente as pessoas”, diz Fábio Cajazeira, líder de mercados da PwC Brasil.

O objetivo da pesquisa era traçar um cenário sobre o “upskilling”, como é chamado o aprendizado de novas competências ou a qualificação de trabalhadores. Uma das análises da consultoria é que, de forma geral, as organizações têm reagido às mudanças recrutando em peso funcionários com habilidades melhores. “O problema dessa estratégia é que optar por trocar as pessoas gera uma perda em termos de cultura, deixa a empresa mais vulnerável e não torna perene os indicadores obtidos no curto prazo”, diz Sergio Alexandre, sócio da PwC no país, incluindo uma reflexão do Brasil, que não participou do estudo. “Há números que indicam de 350 mil a 500 mil posições de tecnologia abertas no país - e, mesmo que as empresas quisessem, não encontrariam esse montante de profissionais qualificados fora de seu quadro. É preciso trabalhar as pessoas internamente, dar suporte para elas ganharem novas competências”, diz. 

Em sua reflexão, colocar em prática uma estratégia de upskilling exige “maturidade” das empresas. “É necessário entender como valorizar a cultura organizacional, descobrir quem a conhece melhor e desafiá-lo com novos métodos e projetos”, afirma Alexandre. 

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02