• Pontaria Novo Governo

06/09/2019 | Setor de serviços segue em alta e puxa emprego - Valor Econômico

Apesar da previsão de desaceleração da economia americana por conta da guerra comercial entre EUA e China, indicadores divulgados ontem mostram que alguns setores ainda não incorporaram os temores da escalada entre as duas economias. Em agosto, o setor privado dos EUA aumentou o número de contratações. O número de vagas criadas chegou a 195 mil no mês passado, ante 142 mil em julho, segundo a ADP, empresa que processa folhas de pagamento.

O número de vagas criadas em agosto é o maior desde abril e superou as expectativas de 149 mil novos postos, segundo economistas consultados pela Reuters. As empresas médias foram responsáveis pela criação de 77 mil vagas, enquanto as pequenas criaram 66 mil, e as grandes, 52 mil. Em agosto, o índice de atividade industrial do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu para 49,1, ante 51,1 em julho. Apesar da desaceleração no setor manufatureiro dos EUA, foram criadas 8 mil novas vagas no setor.

A desaceleração da indústria americana no mês passado contrastou com a expansão do setor de serviços, que viu um aumento de novas encomendas em agosto. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do ISM subiu a 56,4 pontos em agosto, ante 53,7 no mês de julho. O dado veio acima da leitura de 54 esperada por analistas. Leituras acima de 50 indicam expansão, abaixo, contração. Apesar da expansão, representantes do setor se disseram preocupados com novas tarifas e incertezas geopolíticas.

Fatos e Notícias