• Pontaria Novo Governo

04/09/2019 | Venda do varejo cresce 1% em SP, mas consumidor mantém cautela - Valor Econômico

As vendas no varejo paulistano cresceram 1% em agosto na comparação com igual mês do ano passado, mostra medição divulgada ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O aumento foi influenciado principalmente pelas compras à vista, que subiram 1,4% no período, enquanto o sistema a prazo avançou 0,6%.

Para a entidade, a expansão nas vendas está relacionada ao inverno tardio ocorrido no mês, que teve efeito positivo sobre o movimento nas lojas de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal. Por outro lado, as vendas que dependem mais de crédito tiveram desempenho mais fraco. "Isso mostra que o consumidor, inseguro no emprego, continua cauteloso em fazer compras parceladas, como as de móveis e eletrodomésticos", comentou Emílio Alfieri, economista da ACSP.

Em relação a julho, a expansão das vendas na capital paulista foi maior, de 1,3%, devido ao Dia dos Pais, data comemorada em agosto. Os dados da ACSP não contam com ajuste sazonal. Nos oito primeiros meses deste ano, o comércio na cidade de São Paulo ficou 1,8% maior, com expansão de 2,4% nas vendas à vista e de 1,2% nas vendas a prazo, respectivamente.

Fatos e Notícias