• Pontaria Novo Governo

29/07/2019 | População apta a trabalhar vai diminuir no Rio Grande do Sul - Folha de S. Paulo

A partir deste ano, a população potencialmente ativa (de 15 a 64 anos) do Rio Grande do Sul atingirá seu ponto máximo, segundo projeções da secretaria de Planejamento do estado com dados do IBGE.

Daqui em diante, de acordo com pesquisadores, o contingente de pessoas que poderiam trabalhar começa a diminuir. Com isso, será necessário elevar a produtividade e a Previdência terá peso crescente. Rio de Janeiro e Minas Gerais são os próximos estados da fila.

Fluxo O estado gaúcho chega antes ao ápice por aspectos migratórios. É o que mais perde pessoas nas trocas fora do Nordeste, segundo recente análise da secretaria de Planejamento do RS. “Se voltarmos a crescer em taxas do passado e o desemprego cair, pode faltar mão de obra. É importante pensar a longo prazo”, diz Pedro Zuanazzi, responsável pelo estudo.

Volta às aulas Para Renan Pieri, professor da EESP-FGV, em um cenário extremo, é possível que haja escassez de mão de obra qualificada no país e, ao mesmo tempo, abundância de desempregados. “As pessoas mais velhas,  que não estudariam mais, vão precisar se atualizar. Isso tende a se acentuar nos próximos anos”, afirma.

Risco No curto prazo, a maior preocupação é o desemprego entre jovens, segundo Pieri. “O desemprego hoje é tão alto que as vagas destinadas aos mais novos, que pagam menos, estão sendo alocadas para adultos de 25 a 50 anos. Se os jovens ficarem muito tempo sem trabalho, teremos uma legião de pessoas economicamente improdutivas.”

Prévia A chegada do RS e dos próximos estados ao envelhecimento representa uma prévia ao Brasil sobre o impacto da mudança nos sistemas de saúde e na previdência, segundo Marcio Minamiguchi, pesquisador do IBGE. “Do ponto de vista prático, o envelhecimento em curso é irreversível.”

Fatos e Notícias