• Pontaria Novo Governo
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018

22/07/2019 | Empresas propõem projeto piloto para testar reforma tributária - Folha de S. Paulo

O CCiF (Centro de Cidadania Fiscal), do economista Bernard Appy, foi procurado para montar um laboratório de testes em uma empresa de verdade. A instituição embasa o modelo de reforma tributária encampada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na Câmara.

A ideia é ensaiar como o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de Appy funcionaria na prática, comparando os resultados. O centro, no entanto, não firmou parceria para fazer simulação com empresas.

É complexo 

“O CCiF não considera produtivo esse tipo de simulação, tendo em vista as inúmeras distorções regionais e setoriais vigentes no atual sistema tributário brasileiro”, afirma a entidade, em nota.

Voluntários 

Um dos que se candidataram para ser cobaia é o deputado Alexis Fonteyne (NOVO-SP). “Eu ofereci a minha empresa, que é pequena, como estímulo, mas teríamos que simular também com uma grande, uma do comércio, da construção, de vários setores. Testar antes de levar para a sociedade.”

Piloto 

A grande demanda do setor privado, segundo Fonteyne, é que a reforma seja fácil de implementar. “O Brasil não pode ter mais uma experiência como o e-Social, que foi um desastre. A proposta é que antes pratiquemos a tributária em ambiente fechado, como faz qualquer empresa de software, em modo beta.”

Fatos e Notícias

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02