• Pontaria Novo Governo

14/02/2019 | Guedes, Maia e Marinho discutem Previdência com Força Sindical - O Globo

Líderes da Força Sindical, capitaneados pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP), se encontraram nesta quarta-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes; o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho (PSDB-RN); e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), para discutir a proposta de reforma do sistema previdenciário que o governo Bolsonaro deve encaminhar ao Congresso nos próximos dias. O encontro não constava da agenda oficial das autoridades.

Segundo relato de um dos presentes ao encontro, que aconteceu na residência ofical do presidente da Camara, Guedes insistiu na ideia de colocar uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres. A proposta exata, contudo, deve ser definida pelo presidente Jair Bolsonaro, de acordo com o relato do ministro. O prazo de transição também está indefinido.

No encontro, o ministro discorreu sobre os benefícios do sistema de capitalização sobre a confiança dos investidores na economia. Guedes citou o exemplo do Chile como o de país com uma Previdência bem-sucedida.

Perguntado pelos sindicalistas sobre o financiamento do atual sistema, Guedes disse estar otimista. Para o ministro, a aprovação da reforma nos termos propostos por ele, em combinação com uma nova reforma trabalhista, criando a chamada “carteira de trabalho verde-amarela”, sem os direitos trabalhistas atuais, vai criar empregos e renda suficientes para aliviar o rombo do atual sistema.

De todo modo, Guedes sinalizou aos presentes que a União pode fazer aportes para cobrir rombos do sistema atual.

A reunião transcorreu em clima amistoso. Os sindicalistas presentes avisaram Guedes que irão protestar contra a proposta de mudança do sistema previdenciário.

Do lado dos sindicalistas, estavam presentes o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, Sergio Luiz Leite (Serginho), presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo e 1º secretário da Força e João Inocentini, presidente licenciado do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical.

Fatos e Notícias