• Banner eSocial - Fatos e Notícias

08/05/2018 | Palavra do presidente - A caminho do futuro

Maio / 2018

Por Vander Morales

Com a reforma trabalhista consolidada, a Lei da Terceirização e a modernização do Trabalho Temporário regulamentados, temos agora um caminho mais livre para trabalhar em paz, promover o crescimento e a prosperidade de nossas empresas e assim contribuir de forma mais acentuada para o desenvolvimento do País.Ainda que pairem algumas dúvidas sobre pontos da reforma trabalhista – arestas comuns em novas e complexas leis -, sabemos que o tempo vai apará-las em tribunais superiores ou por iniciativa do Poder Executivo e do Legislativo.

"O mais importante é que a legislação mudou a feição do mercado de trabalho no Brasil, até então acorrentado a uma ultrapassada Consolidação das Leis do Trabalho."

Amigos empresários: neste novo modelo trabalhista, devemos ficar atentos ao importante papel dos sindicatos patronais, que continuam com sua missão primordial de defender todos os interesses das classes econômicas às quais representam, seja em acordos ou convenções coletivas, seja nos embates cotidianos pela tributação justa e por demais ameaças à nossa sobrevivência.

Não podemos nos esquecer que os inimigos da Terceirização continuam em sua batalha insana para tentar minar as bases desta atividade. Precisamos nos manter vigilantes, com presença constante em Brasília, de onde brotam ideias contra e a favor, nem sempre de acordo com os interesses da classe. Ainda agora, nossa expectativa é a de que a reforma tributária traga algum fôlego para as empresas, em vez de aumento da carga, como tem ocorrido ao longo dos tempos. O Sindeprestem trabalhou intensamente pela reforma trabalhista, por entender que ela faz o País avançar na direção da modernidade. Mesmo o fim da obrigatoriedade do imposto sindical foi defendida por nós em razão de seu desvio de finalidade, pois recursos antes arrecadados eram direcionados pelo governo a entidades de fachada, que nada representam.

O cenário muda e as entidades sérias, comprometidas com sua missão, também precisam se adaptar. O Sindeprestem, por exemplo, vai manter a sua linha a favor da livre iniciativa, de maior integração capital/trabalho, único caminho possível para alcançarmos uma economia estável numa democracia plena. Entre nossas ações está a busca por linhas de crédito mais favoráveis por parte do BNDES, reconhecendo a importante missão social do setor de ampliar o mercado de trabalho, que é, afinal, a nossa vocação.

E nessa linha vamos buscar maior qualificação para as empresas e seus trabalhadores. São grandes os projetos para o futuro, agora sustentados por uma legislação moderna com a qual as empresas podem se desenvolver com mais segurança. Lembrando sempre aos amigos empresários que o Sindeprestem é e será sempre a sua Casa.