• LANÇAMENTO DO LIVRO “TERCEIRIZAÇÃO, UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA” REÚNE CONVIDADOS EM NOITE DE AUTÓGRAFOS
  • HIGIEXPO 2017
  • Download Cartilha sobre Lei 13.429/2017
  • Banner Homenagem Relator
  • LEI13467
  • Palestra Explicativa sobre a Medida Provisória nº 783/2017
  • Vander Morales representa Brasil em palestra no Uruguai
  • Pl 4302 1998 Agora E Lei 13429 2017

12/07/2017 | Governo não vai ceder e fim do imposto sindical obrigatório será mantido - O Globo

POR GERALDA DOCA

BRASÍLIA - O governo já bateu o martelo e vai manter o fim do imposto sindical obrigatório – um dos principais itens da reforma trabalhista, aprovada ontem pelo Senado e encaminhada à sanção presidencial. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, o presidente Michel Temer está decidido a respeitar a vontade majoritária da Câmara dos Deputados, que incluiu no projeto que reformula a CLT a extinção imediata do tributo -correspondente a um dia de trabalho descontado de todos os trabalhadores a favor dos sindicatos das respectivas categorias, independentemente de filiação sindical.

- Com a aprovação da reforma trabalhista ontem pelo Senado, o imposto sindical obrigatório acabou - disse o ministro ao GLOBO.

O assunto foi tratado ontem no Planalto com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), logo depois da aprovação da reforma pela Senado. Relator e um dos fiadores da proposta na Casa, Jucá negociou com o Executivo um conjunto de pontos da nova legislação a serem ajustados posteriormente, via Medida Provisória (mp). Entre eles, havia recomendação para o fim gradual do imposto sindical. A lista foi apresentada pelo senador como um compromisso formal para ajudar na aprovação da matéria na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado.

Além disso, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, chegou a negociar com dirigentes sindicais a criação de uma contribuição negocial – a ser aprovada por assembleias de trabalhadores durante o processo de negociação coletiva. Essa contribuição teria o objetivo de ajudar a financiar os sindicatos com o fim do imposto sindical obrigatório. Seria descontada de todos os trabalhadores beneficiados com reajustes salariais nos acordos – conforme a minuta da MP à qual o GLOBO teve acesso.

- Nada disso vai prosperar. Assumi essa posição como articulador político do governo - destacou Imbassahy, acrescentando que o fim do imposto sindical é também um pleito da maioria dos senadores.

O governo avalia que a medida vai forçar uma mudança na estrutura dos sindicatos brasileiros. Para sobreviver, as entidades terão que ser atuantes, ter legitimidade e representatividade. Atualmente, o imposto sindical obrigatório leva a criação der sindicatos de fachada só para receber o dinheiro. O fim do tributo valerá tanto para entidades de trabalhadores quanto patronais.

Segundo interlocutores, o Planalto foi alertado que se o governo mantivesse o imposto sindical obrigatório, contrariando uma decisão da Câmara poderia perder votos na campanha para derrubar a denúncia contra Temer por corrupção passiva, apresentada pela Procuradoria-Geral da República. O Executivo, no entanto, não vai descumprir o acordo firmado com os senadores na CCJ para fazer alguns ajustes na nova lei, como regulamentar o regime de trabalho intermitente (por hora) e as condições de trabalho para gestantes e lactantes – via mp.