• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas

30/08/2018 | Otimismo cresce nos serviços - Valor Econômico

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,5 ponto entre julho e agosto, para 89 pontos, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). O aumento na confiança foi impulsionado por perspectiva mais favorável em relação ao futuro - fator que pode prosseguir nos próximos meses e causar "discreta melhora" no indicador, afirmou Silvio Sales, consultor da FGV.

Na prática, as empresas do setor de serviços estão em compasso de espera com o resultado das eleições presidenciais e devem manter expectativas favoráveis, motivada por esperança em melhora nos negócios após a resolução da disputa presidencial.

Nos dois sub-indicadores componentes do ICS, o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 2,9 pontos, para 91,5 pontos, após cinco meses de quedas sucessivas, voltando ao patamar de maio deste ano. Já o Índice da Situação Atual (ISA-S) se manteve estável em agosto, em 86,7 pontos.

A confiança em melhora nos negócios no futuro fez com que o empresariado do setor visualizasse perspectiva mais favorável para emprego, acrescentou Sales. Na análise do técnico, as empresas esperam que, com o fim da disputa presidencial, possa ser desenhado quadro de negócios de forma mais clara - e assim efetuar investimentos e decisões, de forma mais precisa.

A FGV apurou, também, que a demanda continuou sem mostrar sinais de melhora. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços caiu 1,0 ponto percentual em agosto, para 80,7%, chegando ao menor nível da série histórica.

"O empresariado do setor está olhando para a frente", disse Sales. "Se olharmos os dois componentes, a avaliação sobre situação corrente não mudou, mas, se olharmos as expectativas diminuiu um pouco essa fase de pessimismo", afirmou.