• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas

16/07/2018 | Polícia Federal investiga invasão no Ministério do Trabalho - O GLobo

Ao menos duas salas foram invadidas no Ministério do Trabalho e o local foi isolado pela Polícia Federal (PF) para perícia. Os funcionários encontraram na manhã desta segunda-feira diversos documentos oficiais espalhados pelo chão na sobreloja do prédio onde funciona os setores de seguro-desemprego, big data ( central de comutadores da pasta) e a Secretaria de Políticas Públicas.

Segundo a assessoria de impresa do ministério, existem câmeras no local e as imagens já foram entregues à PF. Ainda não há informações sobre o que foi levado. Uma terceira sala também pode ter sido invadida.

A área foi isolada pela PF por volata das 10h. O ministério é alvo da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na concessão de registros sindicais, e provocou a queda do ministro Helton Yomura no início do mês. De acordo com a Polícia Federal, Yomura agiria como "testa de ferro" dos interesses da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e de seu pai, o ex-deputado Roberto Jefferson. Brasil foi impedida de assumir a pasta no início do ano, após a revelação de que fora processada por ex-funcionários na Justiça do Trabalho e que utilizava contas de uma outra funcionaria para realizar o pagamento de suas condenações.

O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, tomou posse na última quinta-feira e suspendeu todos os procedimentos de análise e as publicações relativas a processo de registro sindical na pasta pelo prazo de 90 dias. Ele disse que "se for necessário, será feita" uma limpa no ministério.