• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

25/06/2018 | Taxa de desemprego entre mulheres é de 15%, bem acima dos 11,6% dos homens, aponta Ipea - O Globo

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 15% entre as mulheres no primeiro trimestre de 2018, bem acima dos 11,6% dos homens. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), compilados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE. Na média, o desemprego ficou em 13,1% no primeiro trimestre do ano. Apesar de elevada, a taxa de desemprego feminino recuou frente ao início de 2017, quando estava em 15,8% (a masculina era de 12,2%).

O desemprego é tradicionalmente maior entre as mulheres. Ao lado dos jovens e dos pretos e pardos, a população feminina é das mais afetadas pela falta de oportunidades no mercado de trabalho.

Se o desemprego já é maior, o comportamento da renda entre as mulheres também deixa a desejar. O rendimento médio real feminino caiu 0,4% no primeiro trimestre, frente a igual período de 2017, enquanto o masculino teve alta de 1,7%.