• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

21/06/2018 | Rio e São Paulo são cidades com mais risco de perda de produtividade por causa da Copa do Mundo - O Globo

Um olho no jogo e outro no trabalho: o Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades com mais risco de perda de produtividade por causa da Copa do Mundo. Levantamento feito pelo site Statista Search mostra que 64 horas e 30 minutos de jogos do campeonato vão coincidir com o horário de trabalho das empresas por aqui. Em quatro semanas de Copa, são 64 partidas de 32 seleções.

A conta leva em consideração que o horário comercial é de segunda-feira a sexta-feira, de 9 horas da manhã às 18 horas, e também o fuso horário em relação à Rússia. A diferença é de seis horas em relação à Moscou. Como os jogos são realizados em grande parte durante a tarde e a noite, acabam sendo realizados durante o horário de trabalho no Brasil.

Nova York vem em seguida, onde 60 horas de jogos serão em horário comercial. O número de horas é menor em Los Angeles, que fica na Costa Leste dos Estados Unidos, de 33 horas e 45 minutos. No caso dos americanos, talvez haja menos estímulo para acompanhar os jogos, já que os EUA ficaram de fora da Copa do Mundo da Rússia.

Cidades europeias como Londres (36 horas) e Paris e Berlim (ambas com 30h45min) terão mais de 30 horas de jogos em horário de trabalho. Moscou, a capital da Rússia, terá 17 horas e 15 minutos de jogos em horário comercial. Cidades na Ásia como Xangai, Tóquio e Melbourne não terão nenhum jogo em horário comercial.

Empresas têm políticas diferentes para o trabalho no horário dos jogos, que dependem não apenas de suas diretrizes internas, mas também da legislação trabalhista de cada país em que atuam.

No Brasil, de acordo com nova lei trabalhista, as empresas não têm a obrigação de liberar os funcionários. Mesmo assim, companhias de diversos segmentos adotam horários especiais e expedientes reduzidos nos dias das partidas do Brasil.

No Reino Unido, a federação dos sindicatos (TUC, na sigla em inglês) recomendou que as empresas fizessem esquemas de compensação das horas de trabalho, na medida do possível. “Para evitar problemas, (empresas) deveriam tentar e deixar que as pessoas que queiram ver os jogos o façam, seja no trabalho ou em casa, e depois compensem as horas depois”, disse Frances O'Grady, secretário da TUC.