• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • app do sindeprestem
  • BOLETOS ON-LINE
  • coffee news mudou para melhor
  • sindeprestem 2018
  • CONTRIBUIÇÃO PATRONAL 2018
  • Palavra do presidente

06/06/2018 | Economia deve receber injeção de R$ 15 bilhões com Dia dos Namorados - O Globo

Pressionado pelo ainda elevado número de desempregados no país, o varejo deve ganhar um fôlego extra no Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, mostra que 93,5 milhões de brasileiros devem ir à compras na data injetando R$ 15,6 bilhões no comércio e no segmento de serviços. O levantamento mostrou que três em cada dez pessoas que pretendem comprar presentes (29% do total) revelam que irão às compras mesmo possuindo contas em atraso atualmente, o que mostra um descontrole ao lidar com finanças pessoais.

 

- Mesmo sem a entrada de recursos extras no orçamento, com desemprego elevado e com contas atrasadas, as datas comemorativas ainda têm apelo muito forte junto aos brasileiros - diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, lembrando que entre os consumidores que compraram presentes para o Dia dos Namorados do ano passado, 9% estão negativados por compras feitas na data.

O Dia das Mães injetou R$ 17,05 bilhões na economia, enquanto no Natal, principal data para o comércio, foram gastos R$ 51,2 bilhões pelos brasileiros na compra de presentes.

 

Dados da pesquisa ajudam a derrubar o estigma de que casais deixam de se presentear após o casamento: o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar entre os mais presenteados (64%). Em segundo lugar no ranking aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%). O estudo mostra que a maioria dos que vão comprar presentes acredita que também vão ganhar presentes (66%).

 

 

A maior parte (36%) dos entrevistados revelou que pretende gastar a mesma quantia gasta no ano passado, enquanto 21% querem desembolsar mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto. O levantamento mostrou que os consumidores pretendem gastar R$ 167, em média, por presente.

 

A maioria dos entrevistados (58%) tem a percepção de que os produtos estão mais caros agora do que no ano passado. Por isso, na tentativa de economizar, 74% pretendem fazer pesquisa de preços. Entre eles, 76% usarão a internet e 62% pretendem buscar preços melhores pesquisando em lojas de shoppings centers.

 

- Também aparecem como alternativas para economizar aqueles que consideram fazer um um jantar romântico (49%), um café da manhã (32%) ou um passeio ao ar livre no final de semana (24%) - observa Kawauti.

 

Entre os que vão comprar presentes, 58% disseram que vão pagar à vista, enquanto outros 37% pretendem utilizar o cartão de crédito. Entre aqueles que vão parcelar as compras, o número médio de prestações varia entre três e quatro prestações.

 

 

As roupas ainda são o presente preferido (41%), enquanto perfumes e cosméticos aparecem com 34% das intenções e calçados 22%. Os locais preferidos para comemoração serão a própria casa do entrevistado (33%), seguido dos restaurantes (30%) e dos hotéis ou motéis (11%).

 

Embora a internet seja a principal ferramenta de pesquisa de preços, ela aparece em segundo lugar como fonte de compras. Apenas 18% pretendem comprar em lojas online, enquanto 36% pretendem adquirir o presente em shoppings. Outros 9% farão compras em shoppings populares e 8% comprarão em lojas de departamento.

 

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 932 pessoas em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 602 casos de consumidores que tinham a intenção de comprar presente na data, este ano. As margens de erro, respectivamente, são de 3,2 pontos percentuais e 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

Coffee News

Home Logo01
Home Logo02
Home Logo03
Home Logo04
Catho
Up Plan Logo 02