• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

17/05/2018 | Indústria paulista cria 9,5 mil empregos - Valor Econômic

A indústria paulista registrou a criação de 9,5 mil novos postos de trabalho em abril, aumento de 0,44% em relação a março, segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No acumulado do ano, o setor admitiu 32 mil trabalhadores.

De acordo com o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, apesar do dado positivo, a criação de empregos na indústria paulista está abaixo do esperado. "A recuperação está bastante lenta", por causa das incertezas no cenário político e dos elevados níveis dos spreads bancários, diferença entre as taxas que os bancos pagam para captar recursos e as que cobram dos clientes. "Percebemos que há uma perda de fôlego no processo de retomada da atividade econômica", avaliou Roriz, em nota divulgada pela Fiesp.

Entre os 22 setores acompanhados pela federação, 13 tiveram saldo positivo de emprego em abril, seis registraram demissões líquidas e três mantiveram o número de empregados.

Os destaques foram a indústria de produtos alimentícios, com geração de 5.817 postos de trabalho, seguida por coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (1.435), produtos de metal (1.397) e veículos (810).

No campo negativo, ficaram principalmente vestuário e acessórios (-941) e têxteis (-380).

Entre as 36 diretorias regionais do Estado, 27 que apontaram criação líquida de vagas. Em Franca o emprego industrial aumentou 3%, influenciado pelo setor de artefatos de couro e calçados (4,1%) e produtos alimentícios (2,7%). Em Sertãozinho houve aumento de 2,6%, por conta de produtos alimentícios (2,4%) e produtos de metal (1,5%). Entre as regiões com saldo negativo estão Jaú (-2,2%), por artefatos de couro e calçados (-29%) e produtos de metal (-7,1%); e Santos (-1,9%), por impressão e reprodução gravações (-13,8%) e vestuário (-13,3%).