• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

04/04/2018 | 3 razões para silenciar no ambiente de trabalho - O Estado de S.Paulo

Em projetos corporativos onde trabalhamos com coaching de equipe, comunicação, liderança e outras relações interpessoais, nos deparamos insistentemente com um aspecto característico que como diz o ditado popular – “só muda de endereço”.

Em nossas interações diárias, sejam elas no trabalho ou na nossa vida pessoal, dificilmente nos lembramos de silenciar. Ao ouvir nosso chefe, nosso cliente, nossos pares, estamos automaticamente formulando em nossa cabeça uma resposta, uma solução, uma alternativa…ou seja, estamos trazendo à tona nossos julgamentos – e prontos pra dar uma resposta, não dando chance para o silêncio. Nestas respostas rápidas, já estamos “prevendo” o que nosso colega vai dizer – e certo ou errado – a verdade é que mal conseguimos ouvir o resto do discurso.

No silêncio é possível criar. É possível refletir. É permitir espaço, entre o momento que seu cérebro recebe a informação até o momento da sua fala. É permitir que revisitemos nossos julgamentos, e olhemos para eles com outra perspectiva.

Pergunte-se, por que devo silenciar? Você vai encontrar muitas respostas, mas aqui estão algumas razões pra trazer esta prática pro seu dia-a-dia:

1) Estimular e praticar sua presença: estar presente significa estar com o outro na escuta ativa, se você está julgando ou preparando sua resposta, acredite…você não está presente!

2) Encontrar novas soluções: na resposta de bate-pronto, sem o silêncio, nossas soluções normalmente acessam os mesmos locais de informação no nosso cérebro – logo – se você praticar respirar, escutar ativamente e dar espaço pro silêncio, seu cérebro irá se comunicar com outras informações ali guardadas.

3) Melhorar a comunicação: SIM!!!! Ao silenciar, você dá espaço pro outro, você julga menos, está mais presente, e demonstra como está engajado com aquela conversa e disposto a compartilhar ideias, soluções, perspectivas, ou apenas ouvir.

Aprendemos desde cedo a corresponder com uma resposta, um comentário, uma sugestão – e este comportamento já é comum dentro de nossos relacionamentos, no entanto, basta consciência e atitude pra mudar. Qual desses você vai praticar hoje?

Livia Zillo – Coach e Consultora