• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

16/03/2018 | Pesquisa mostra o que leva os jovens a abandonarem estudos e trabalho – O Globo

Pela primeira vez, pesquisa do Banco Mundial mostrou o que leva o jovem brasileiro de 15 a 29 anos a abandonar escola e trabalho. Intitulada “Se já é difícil, imagina pra mim”, lista três barreiras que limitam a ascensão educacional e no trabalho: desmotivação pessoal, principalmente das meninas que são levadas a acreditar que devem ficar apenas no papel de dona de casa e mãe, percepção de incapacidade, apesar de quererem trabalhar ou estudar; e a falta de políticas públicas de transporte e creches e de oportunidades no mercado. O estudo foi apresentado no encontro “Juventudes e gênero", promovido pelo organismo, juntamente com o Instituto Promundo, a Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.

— Eles não se veem como geradores de renda, sentem-se incapazes. Por isso é importante mostrar modelos positivas de jovens que conseguiram, para mostrar que é possível — afirma Miriam Müller, autora do estudo com Ana Luiza Machado.