• Evento Manaus
  • Banner Reforma Tributária
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

05/03/2018 | Após PIB, economistas revisam para cima projeção de crescimento - O Globo

Após o IBGE confirmar que a economia brasileira cresceu 1% no ano passado, como esperado, economistas do mercado financeiro revisaram levemente para cima as projeções para este ano. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a mediana das previsões, que era de 2,89% na semana passada, foi ajustada para 2,9% no relatório divulgado nesta segunda-feira.

O crescimento do ano passado foi impulsionado principalmente pelo desempenho recorde da agropecuária, que respondeu por 70% do resultado. Para este ano, a expectativa de analistas é que o consumo, combinado com alguma recuperação dos investimentos, sustente a continuidade do processo de retomada, após a recessão de dois anos.

O Focus também revisou para baixo as expectativas para a inflação deste ano, de 3,73% para 3,7%. Se a projeção se confirmar, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará pelo segundo ano seguido abaixo da meta, estabelecida em 4,5%. Segundo analistas, o alívio nos preços dos serviços — setor que já foi vilão do orçamento — ajudará a manter o índice baixo.

A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, foi mantida em 6,75% ao ano pela décima semana seguida. Este já é o patamar atual da taxa, o que indica que o mercado não espera, pelo menos por enquanto, que o Comitê de Política Monetária (Copom) volte a mexer nos juros neste ano.