• WORKSHOP E-SOCIAL
  • Sindeprestem participa de evento sobre Reforma Trabalhista no Uruguai
  • Diretoria executiva propõe agenda de encontros presenciais com filiados e associados
  • Trabalho Temporário é ferramenta importante contra o desemprego, afirma Vander Morales em fórum
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • No Sindeprestem, Lívio Giosa defendeu protagonismo empresarial e representatividade política do setor de Serviços
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

21/02/2018 | PTB diverge sobre nome para substituir Cristiane no Trabalho – Folha de S.Paulo

Com a desistência de Cristiane Brasil, o PTB iniciou uma disputa interna pela indicação de um nome para comandar o Ministério do Trabalho.

O presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, tem defendido a nomeação do atual secretário-executivo Helton Yomura, mas ele encontra resistência junto aos deputados do partido.

A bancada federal tem reivindicado que um parlamentar assuma a pasta e tem pregado o nome de Jorge Corte Leal (PE), que foi presidente da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), entidade patronal.

Em dezembro, após a saída de Ronaldo Nogueira do comando da pasta, o nome de Yomura chegou a ser sugerido por Jefferson, mas o líder da legenda, Jovair Arantes (PTB-GO), foi contra e a indicação não foi adiante.

A reunião do partido para definir um nome deve ser realizada nesta quarta-feira (21) em Brasília. A ideia é que Jefferson leve o indicado ao presidente no mesmo dia.

DESISTÊNCIA

Nesta terça-feira (20), o PTB anunciou a desistência da indicação de Cristiane Brasil. Em conversa com a Folha, Jefferson disse que conversará com Temer sobre a indicação de outro nome da legenda para a pasta.

Segundo ele, a sua filha seguirá como deputada federal. A informação de que o partido indicará outro nome foi antecipada pelo Painel.

"O caminho será conversado com o presidente. A ministra Cármen Lúcia não votará antes do segundo semestre. Vamos andar, caminhar para frente", disse Jefferson.

O presidente trava há quase dois meses uma guerra jurídica com o Poder Judiciário pela nomeação de Cristiane Brasil. Ela foi impedida de assumir pela primeira instância federal por condenações na área trabalhista.

A suspensão foi mantida pela segunda instância e, posteriormente, pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, que revogou decisão do ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).