• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

06/02/2018 | Marun nega pedido de novo nome para o Trabalho ao PTB - Valor Econômico

Marun nega pedido de novo nome para o Trabalho ao PTB - Valor Econômico

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse ontem que o governo federal não solicitará ao PTB outro nome em substituição ao da deputada Cristiane Brasil para o cargo de ministra do Trabalho. Mesmo diante de novas denúncias contra a deputada, Marun reafirmou que a luta é pelo respeito à Constituição e que o governo insistirá no reconhecimento da prerrogativa do presidente de nomear e exonerar seus ministros.

Neste fim de semana, veio à tona um inquérito que investiga se Cristiane participou de um esquema de pagamento a traficantes de três comunidades na Zona Norte do Rio para garantir, em 2010, apoio à candidatura de Marcus Vinícius (PTB), seu ex-cunhado, a deputado estadual no Rio. Áudio obtido pela "TV Globo" mostrou uma coação que a deputada fez a funcionários da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio, em 2014, para conseguir votos para o cargo de deputada federal, argumentando que eles seriam demitidos se ela não fosse eleita.

Marun afirmou que não houve qualquer movimento do PTB para indicar outro nome para o cargo. "Não vamos solicitar nada nesse sentido", disse. "A luta agora é pelo respeito à Constituição Federal", afirmou, ressaltando que o governo não tem "o direito de desistir dessa luta".

O ministro da Secretaria de Governo disse também que Cristiane não tem nenhuma condenação. "A deputada não tem nenhuma condenação, não existe nada que efetivamente denigra o nome da deputada nesse sentido", enfatizou. Ele foi questionado sobre a condenação da deputada na Justiça trabalhista, em 2016. "Nós entendemos que o fato de alguém ter perdido uma ação trabalhista não significa que essa pessoa seja imoral ou amoral", disse.

Questionado se custo político para manter a indicação é alto e se a preocupação do governo é com a reforma da Previdência, e não necessariamente com o ministério, Marun disse que o governo quer o reconhecimento da Justiça sobre as prerrogativas do presidente. O ministro afirmou que não está "apequenando a questão da Previdência".

Cristiane é filha de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. O partido indicou fechamento de questão em torno da reforma da Previdência e o governo não quer perder os votos do partido. Na entrevista, Marun disse que os "votos da Previdência não estão em risco" e que "não são fator preponderante sobre decisão sobre Cristiane Brasil".

Por meio de nota, Cristiane disse que tem enfrentado uma "campanha difamatória" para impedir sua posse e afirmou que tem sido julgada "política e não juridicamente". "Peço, respeitosamente, à ministra Cármen Lúcia que julgue o mais rápido possível essa questão, baseada na existência de duas ações trabalhistas que tive no passado", disse.