• Banner Reforma Tributária
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

27/01/2018 | Mais trabalho no futuro, mas não no formato tradicional – O Estado de S.Paulo

Por Elisabete Adami Pereira dos Santos, professora da PUC

Sobre o estudo da consultoria Cognizant, cujo relatório publicado no final de 2017 apresentou as 21 novas ocupações que serão, cada vez mais comuns, nos próximos dez anos.

Dois desses empregos relacionam-se à questão ética e à transparência nas transações. Um deles foi, também, comentado na coluna de Pedro Doria: chief trust officer, uma espécie de cargo que garante que as transações financeiras sejam transparentes e o ocupante deve conhecer profundamente elementos de criptografia. O outro é o ethical sourcing officer, uma espécie de supridor de garantias éticas, que investigará, acompanhará, negociará e estabelecerá acordo em torno do fornecimento automatizado de bens e serviços assegurando o alinhamento das operações com os desejos éticos de todos os stakeholders.

Um assunto cada vez mais frequente em nossas organizações, e também na sociedade, é o da diversidade genética. E, para isso, também se prevê um profissional especializado. Esse profissional vai trabalhar em estreita colaboração com chefes de países e unidades de negócios, bem como com os cientistas voltados à genética, internos e externos, para assegurar a inclusão genética dentro das organizações.

Outro tema crescente é quanto à presença de drones e veículos autônomos. Para isso se prevê também um profissional: o controlador espacial, cuja tarefa será a de monitorar, regular, planejar e manipular o espaço aéreo e rodoviário, nas cidades, e programar as plataformas automáticas de inteligência artificial usadas para o gerenciamento espacial.

O envelhecimento da população, em quase todas as sociedades, também enseja o aparecimento de um profissional especializado: o curador de memória pessoal. Ele será o responsável por recuperar e arquitetar as experiências passadas para reduzir o estresse que a perda de memória produz.

Apresentei entre o artigo passado e este, 6 novas ocupações, mas são 21…muito ainda pela frente e, como foi dito antes: o trabalho está mudando, mas ele não vai embora. Mas, empregos e carreiras, nos formatos tradicionais, com certeza irão.