• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

24/01/2018 | Número de empresas inadimplentes sobe 11% em 2017 – Folha de S.Paulo

O total de empresas endividadas no país bateu novo recorde em dezembro, segundo o Serasa Experian. Foram 5,3 milhões de inadimplentes no mês, 10,8% a mais que o registrado no mesmo período de 2016.

O resultado ruim é influenciado pelo setor de serviços, que ainda está em recessão.

"Segmentos da indústria e do comércio têm crescido, mas a área de serviços ainda patina e representa mais da metade do total de negativadas", diz Luiz Rabi, economista do birô de crédito.

Cerca de 93% dos negócios com o nome sujo na praça são micro e pequenas empresas, aponta o levantamento.

Apesar do crescimento do indicador, há desaceleração no ritmo da alta e o Serasa estima uma estabilização ainda neste ano.

"O número aumentou abaixo da média de 0,9% em novembro [0,6%] e dezembro [0,7%]. Se o fluxo de caixa das companhias mais afetadas pela crise melhorar como previsto, o índice deverá parar de subir no segundo semestre."

O valor total de dívidas também cresceu: somava R$ 122,9 bilhões em dezembro, montante 10,1% maior que o do mesmo mês de 2016.