• WORKSHOP E-SOCIAL
  • Sindeprestem participa de evento sobre Reforma Trabalhista no Uruguai
  • Diretoria executiva propõe agenda de encontros presenciais com filiados e associados
  • Trabalho Temporário é ferramenta importante contra o desemprego, afirma Vander Morales em fórum
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • No Sindeprestem, Lívio Giosa defendeu protagonismo empresarial e representatividade política do setor de Serviços
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

24/01/2018 | Para 43,6% dos varejistas, setor está melhor do que há um ano - Valor Econômico

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 1,1% entre dezembro e janeiro, na série com ajuste sazonal. Em relação a janeiro do ano passado, o aumento foi de 15%.

Em relação a janeiro de 2017, a percepção dos varejistas sobre as condições atuais melhorou expressivamente em todos os itens avaliados (economia, setor e empresa), com destaque para a economia, com aumento de 64,3%. Em janeiro deste ano, 43,6% dos comerciantes consideram o desempenho do comércio melhor do que há um ano.

Em nota, o economista da CNC, Bruno Fernandes, explica que a "melhora gradativa" das condições econômicas, o recuo nas taxas de juros, a inflexão do mercado de trabalho e a trajetória favorável da inflação proporcionaram uma elevação da confiança do empresário no curto prazo.

O subíndice que mede a avaliação das condições correntes pelo comerciante subiu 1,7% ante dezembro, na série com ajuste sazonal. Frente a janeiro do ano passado, a alta foi de 41,9%. Apesar disso, continua na zona negativa (abaixo dos 100 pontos), com 83 pontos.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio aumentou 1,7% em relação a dezembro e 5,9% na comparação anual. O componente segue como o único subíndice acima da zona de indiferença, com 151,3 pontos.