• Banner eSocial - Fatos e Notícias
  • Evento Manaus
  • Banner Propostas
  • Palavra do presidente

18/01/2018 | Indústria de SP fecha menor número de vagas desde 2011 - Valor Econômico

A indústria de São Paulo teve 35 mil postos de trabalho fechados em 2017, segundo a Pesquisa de Nível de Emprego, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi o melhor resultado desde 2011, quando foi registrado saldo negativo de 1.500 empregos.

Entre 2014 e 2016, foram fechadas, em média, 173 mil vagas por ano, segundo o levantamento da Fiesp. O desempenho do ano passado, de acordo com a entidade, foi puxado pela retomada da produção industrial.

Na análise por setores da indústria, a pesquisa apontou que, das 22 áreas avaliadas, 17 tiveram resultado negativo em relação ao emprego neste ano, quatro tiveram desempenho positivo e uma ficou estável.

O melhor desempenho foi registrado pelo setor de produtos de borracha e material plástico, com saldo positivo de 4.152 vagas, seguido por produtos químicos (281) e metalurgia (273). As maiores perdas foram verificadas nas áreas de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos), com redução de 10.107 postos, produtos alimentícios (-4.550) e impressão e reprodução de gravações (-4.252).

Das 36 regiões do Estado consideradas na pesquisa, 8 tiveram desempenho positivo em relação ao emprego e 28 ficaram negativas. Os destaques ficaram com Limeira (alta de 7,51%), Araraquara (3,09%) e Mogi das Cruzes (1,93%). O pior resultado foi registrado em Botucatu, com fechamento de 15,72% das vagas.