• WORKSHOP E-SOCIAL
  • Banner Reforma Tributária
  • Diretoria executiva propõe agenda de encontros presenciais com filiados e associados
  • 1º Fórum “O futuro do trabalho e o impacto das novas leis no Brasil”
  • Novidade na assessoria jurídica do Sindeprestem
  • CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS  PODEM TERCEIRIZAR MÃO DE OBRA

11/01/2018 | Cai o número de vagas temporárias para a Páscoa - Folha de S. Paulo

A indústria de chocolates e as lojas especializadas do setor contrataram 23,5 mil trabalhadores temporários para a Páscoa. O número é 5,9% menor que o registrado no ano passado.

"Em 2017, a produção para essa época foi maior que a demanda. Os empregadores fizeram ajustes para evitar o excedente", diz o presidente da Abicab (do setor), Ubiracy Fonseca. Ele não credita a redução à reforma trabalhista.

Esta é a segunda queda consecutiva nas contratações. No ano passado, o segmento já havia empregado 15% menos temporários que em 2016. Os funcionários, em geral, são admitidos para trabalhar entre outubro e março.

A expectativa da entidade para 2018 é de alta nas vendas de ovos de chocolate.

"Os últimos anos foram ruins, mas há meses observamos uma recuperação lenta, o que nos deixa mais otimistas com o movimento deste ano, não apenas para a Páscoa", afirma Fonseca.

O dado mais recente, do primeiro semestre de 2017, mostra uma produção estável, com variação negativa de 0,4%.